Prefeitura Municipal de Erechim - Kurt Ziegler apresenta o Centro Internacional de Negógios a empresários de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2167/kurt-ziegler-apresenta-o-centro-internacional-de-neggios-a-empresrios-de-erechim

06/03/2009

Kurt Ziegler apresenta o Centro Internacional de Negógios a empresários de Erechim

Kurt Ziegler apresenta o Centro Internacional de Negógios a empresários de Erechim

Evento realizado na noite desta quinta-feira no Plo de Cultura reuniu entidades comprometidas com o desenvolvimento da regio e com interesse em expandir seus negcios para outros pases

          Com o objetivo de apresentar o Centro Internacional de Negcios da FIERGS e mostrar aos empresrios do norte gacho que possivel inserir as empresas da regio no mercado exterior, a ACCIE (Associao Comercial Cultural e Industrial de Erechim), o Governo Municipal atravs da Secretaria de Desenvolvimento Econmico, a Agncia de Desenvolvimento do Alto Uruguai e a Metal-Mecnica Rede do Alto Uruguai Gacho trouxeram a Erechim, o supervisor da Gerncia de Relaes Internacionais e Comrcio Exterior da FIERGS, Kurt Ziegler.
          No final da tarde da ltima quinta-feira, dia 5, Kurt e a comitiva vinda de Porto Alegre foi recepcionada no Salo Nobre da Prefetura de Erechim pelo prefeito Paulo Polis, vice-prefeita Ana Lcia de Oliveira, pelo secretrio municipal de Desenvolvimento Econmico Walmir Badalotti, pelos empresrios da Metalrgica Monte Castelo, pelo presidente da Rede Metal-Mecnica, Vladimir Maffini, por Adelino Collet da Agncia de Desenvolvimento e pela imprensa local.  Na ocasio, Polis salientou a fase produtiva que a cidade vive na contramo da crise que afeta muitos pases. Em Erechim falamos em investimento quase todos dos dias, pois temos empresas procurando avanar em territrio, buscando qualificao, novas tecnologias, novos mercados consumidores e expandindo seus negcios. Citou a importncia da Rede Metal-Mecnica, que uma ferramenta de melhoria para o crescimento das empresas, e mostrou que o poder pblico municipal um auxiliador neste processo. Tambm fez questo de frisar a necessidade da qualificao profissional e o comprometimento do municpio para isso, destacando as futuras instalaes do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Sul, a ampliao do SENAI e a Universidade Federal.
          noite, centenas de pessoas acompanharam a palestra ministrada por Kurt no Plo de Cultura. Ele, que se disse bastante gratificado por estar em Erechim para apresentar o que o Centro de Integrao de Negcios do RS - CIN - tem a oferecer para a internacionalizao das indstrias de Erechim, enfatizou que se surprendeu positivamente com a Rede Metal, principalmente pela organizao e o interesse dos empresrios em promover o crescimento da regio. O segredo do desenvolvimento esta unio percebida aqui com a Rede Metal, que tem muito claro os seus objetivos e uma postura empreendedora que modelo e deve ser seguida por outros municipios.
          O Programa Exporta Sim tambm foi abordado pelo supervisor apontando o exemplo da Metalrgica Monte Castelo, primeira empresa de Erechim a aderir ao projeto que j existe h trs anos. Com ele, a empresa adquiriu conhecimento de como se inserir no mercado internacional. Para Kurtz este processo complexo, porm sem impecilho para queles que seguirem uma forma metodolgica de insero. O objetivo de abranger o mercado exterior deve estar incorpodado ao desenvolvimento da empresa, no apenas aproveitando um momento ou a valorizao do cmbio. A empresa deve ter a internacionalizao como uma meta de desenvolvimento. 
          Para o secretrio municipal de Desenvolvimento Econmico, Walmir Badalotti, o  dinamismo e a cultura de empreendedorismo que o povo de Erechim tem, faz com que a crise passe pela tangente na regio. E a rede Metal-Mecnica um exemplo desta vontade de crescer. Ela pioneira em implementar servios da CIN a quinta vez que participa de misses fora do pais. Estamos convictos que o desenvolvimento passa pelo conhecimento. O Centro Internacional tem proporcionado o conhecimento aos empresrios para fazer com que se aplique aqui o que conhecido fora do pas, ressaltou. 
          A Rede Metal-Mecnica estar participando entre os dias 17 e 26 de abril, da Misso empresarial Feira de Hannover 2009, promovida pela Confederao Nacional das Indstrias, por meio da Rede CIN e coordenada pela FIERGS.
          Tambm estiveram presentes no evento, o presidente da Rede Metal-Mecnica, Vladimir Maffini, o presidente da Accie, Deoclcio Corradi, o presidente da Agncia de Desenvolvimento, Claudionor Mores e o diretor da FIERGS, Dirceu Pezzin.