Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Educação de Erechim participa de evento que debate inovação e inclusão

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21626/secretaria-de-educao-de-erechim-participa-de-evento-que-debate-inovao-e-incluso

05/11/2025

Secretaria de Educação de Erechim participa de evento que debate inovação e inclusão

Congresso Regional de Educação Sesc e Senac/RS reuniu especialistas e gestores para discutir os caminhos da educação do futuro.

A Secretaria Municipal de Educação de Erechim participou do 1º Congresso Regional de Educação Sesc e Senac/RS, realizado nos dias 4 e 5 de novembro, em Porto Alegre, na sede da Fecomércio-RS (Auditório Sesc Anchieta). O evento teve como tema “Educação do futuro: inclusiva, sensível e inovadora” e reuniu estudantes, profissionais da área e gestores públicos para debater os desafios e tendências da educação contemporânea.

 

Durante os dois dias, a programação foi intensa e diversificada, abordando tecnologia, inovação, inclusão e desenvolvimento socioemocional. Entre os principais temas discutidos estiveram a Inteligência Artificial e o futuro da educação profissional, a prevenção ao cyberbullying, a educação inclusiva e as competências emocionais no processo de aprendizagem.

 

Os participantes também acompanharam palestras sobre educação criativa, humanista e digital, além de conferir a Feira de Projetos Sesc e Senac/RS, que apresentou iniciativas desenvolvidas por estudantes, estimulando o protagonismo juvenil e a troca de experiências.

 

O evento contou com a presença de especialistas reconhecidos nacionalmente, como o comunicador Marcos Piangers, que apresentou a palestra “A Escola do Futuro: insights para uma nova forma de aprender e ensinar”.

 

Representando o município de Erechim, participaram o diretor administrativo da Secretaria de Educação, Tiago Valentini, e o secretário adjunto, Fabrício Brustolin. “Eventos como este discutem as tendências da Educação e as tecnologias emergentes, além de ajudar a refletir sobre os grandes desafios locais e as possíveis soluções com ações mais direcionadas e estratégicas”, destacou o secretário adjunto Fabrício Brustolin.

 

Fotos: SMEd PME