Prefeitura Municipal de Erechim - Vitória histórica para asfaltamento da Transbrasiliana

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21621/vitria-histrica-para-asfaltamento-da-transbrasiliana

05/11/2025

Vitória histórica para asfaltamento da Transbrasiliana

Movimento liderado por Erechim conseguiu a maior votação da Bancada Gaúcha em Brasília, para destinação de recursos para o início de uma obra esperada há mais de 50 anos.

Uma vitória histórica da Transbrasiliana – assim lideranças de Erechim, Passo Fundo, e municípios da região Norte do Estado, definem a votação para definição de prioridades para destinação de recursos da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, que aconteceu nesta terça-feira (4).

 

O movimento liderado por Erechim conseguiu a maior votação da Bancada Gaúcha em Brasília, para destinação de recursos para o início de uma obra esperada há mais de 50 anos. Durante a reunião, os 34 Parlamentares Gaúchos, aprovaram o projeto, sendo o mais votado entre as cerca de 100 propostas do Estado.

 

Uma comitiva regional esteve no Congresso Nacional mais uma vez, reforçando o pedido e a sensibilização feita com os parlamentares para incluírem essa obra como prioridade. Entre os presentes na comitiva, estiveram o prefeito Paulo Polis, o secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Jackson Arpini, o assessor de Relações Institucionais, Carlos Farikoski, o vereador Balen da Feira, representando a Câmara de Vereadores de Erechim, vereadores, prefeitos, lideranças empresariais, de instituições e políticas de toda região, como a vereadora de Aratiba, Marcia Matté, o diretor da URI Erechim Paulo Giollo, o Deputado Estadual Paparico Bacchi, o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, o prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Sana e o ex-prefeito Mario Ceron.

 

Conforme explica o prefeito Paulo Polis, são esperados cerca de 25 milhões nessa destinação para o início das obras. “Foram mais de 12 horas de trabalho no Congresso Nacional, de gabinete em gabinete, de parlamentar em parlamentar. Mais que a destinação destes recursos para início das obras, seguiremos agora vigilantes, junto com os parlamentares que se comprometeram conosco, na interlocução com o Governo Federal, para licitar e iniciar essa obra esperada há 50 anos”, frisou.

 

Passos anteriores

 

O Comitê Pró-BR-153, composto por representantes da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e da Associação de Municípios do Planalto (AMPLA), vem trabalhando há anos na busca por essa esperada obra, que vai impactar a economia não só da região, mas de todo Estado do Rio Grande do Sul. O trecho em questão, compreende 68,4 Km, entre Erechim e Passo Fundo.

 

A demanda pelo asfaltamento da rodovia é histórica. Neste ano, lideranças vem aumentando as cobranças, para inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. No mês de julho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entregou à comitiva da região, uma portaria aprovando oficialmente o projeto da obra.

 

No mês de setembro, uma comitiva, que incluiu o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, teve uma audiência com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, que sinalizou a possibilidade da liberação de recursos federais, se houvesse a destinação de Emendas Parlamentares para início da obra.

 

Já no mês de outubro, uma comitiva participou de uma reunião com Deputados Federais e Senadores, defendendo a destinação de Emendas Parlamentares para início da obra. Durante o encontro, foi entregue um relatório técnico e político reunindo manifestações de entidades, lideranças de classe e comunitárias, apresentado pelo secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Erechim, Jackson Arpini. Além do relatório, a comitiva distribuiu folders e camisetas com a mensagem de união regional: ‘BR-153, Transbrasiliana: a rodovia de todos’.

 

Fotos: Divulgação/Comunicação PME