Prefeitura Municipal de Erechim - Curso capacita mulheres em técnicas de construção civil em Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21603/curso-capacita-mulheres-em-tcnicas-de-construo-civil-em-erechim

31/10/2025

Curso capacita mulheres em técnicas de construção civil em Erechim

Iniciativa promove autonomia, inclusão produtiva e igualdade de gênero.

A Prefeitura de Erechim, por meio da Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, está promovendo o curso CA-PA-CI-TA – Capacitação em Técnicas de Construção Civil para Mulheres.

 

O projeto tem como objetivo oferecer formação teórica e prática a mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a inclusão produtiva, geração de renda e fortalecimento da autonomia econômica.

 

O curso é dividido em 10 módulos independentes, com aulas quinzenais, realizadas no Laboratório Canteiro Experimental do campus Erechim da UFFS. As matrículas são feitas por módulo, permitindo que cada participante escolha os conteúdos conforme seu interesse e disponibilidade.

 

Durante a formação, as alunas aprendem sobre leitura e interpretação de projetos, segurança do trabalho, alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos, pintura, preparo e lançamento de concreto, entre outras técnicas construtivas. As aulas são conduzidas por professores e estudantes da UFFS, dentro de uma proposta extensionista que aproxima a universidade da comunidade e valoriza a prática colaborativa.

 

Além do aprendizado técnico, as participantes contam com transporte e almoço gratuitos, viabilizados pela parceria entre a Prefeitura de Erechim e a UFFS. A cada módulo concluído, é concedida certificação emitida pela Universidade, reconhecendo o avanço na formação profissional.

 

O curso também busca estimular a presença feminina em um setor tradicionalmente masculino, promovendo o empoderamento e abrindo novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Dr. Luís Eduardo Azevedo Modler, o curso tem como propósito aproximar o público feminino do universo da construção civil, promovendo conhecimento técnico, segurança no trabalho e novas possibilidades de atuação profissional.

 

Fotos: SMAS PME