Prefeitura Municipal de Erechim - Curso de Costura Industrial Básica inicia em Erechim com foco na qualificação e geração de renda

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21536/curso-de-costura-industrial-bsica-inicia-em-erechim-com-foco-na-qualificao-e-gerao-de-renda

21/10/2025

Curso de Costura Industrial Básica inicia em Erechim com foco na qualificação e geração de renda

Iniciativa oferece capacitação gratuita para mulheres e fortalece o setor do vestuário em Erechim.

Curso de Costura Industrial Básica inicia em Erechim com foco na qualificação e geração de renda

Teve início nesta segunda-feira (20), o curso gratuito de Costura Industrial Básica, promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU), o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai (Sindivest AU) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

 

A iniciativa tem como principal objetivo qualificar mulheres para o mercado de trabalho, ampliando oportunidades de emprego e renda no município. Ao todo, 50 participantes foram selecionadas para integrar as duas turmas do curso, que segue até o dia 28 de novembro, totalizando 60 horas de formação.

 

As aulas acontecem na Cooperativa do Vestuário do Alto Uruguai, com atividades práticas e teóricas voltadas à introdução na costura industrial, operação de máquinas e noções básicas sobre o setor do vestuário.

 

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Cleberson Nardi, destaca que o curso é um passo importante dentro das políticas municipais voltadas à formação profissional e à autonomia econômica das mulheres. “Estamos muito satisfeitos em ver esse projeto se concretizando. Essa é uma oportunidade real de aprendizado e inserção no mercado, especialmente para quem busca uma nova fonte de renda ou quer empreender. A qualificação é o caminho para o desenvolvimento e para a valorização das pessoas”, afirma.

 

Foto: Divulgação/Comunicação PME