https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2147/governo-lana-oramento-participativo
02/03/2009
Governo lança Orçamento Participativo
Governo lança Orçamento Participativo
Evento na noite desta terça-feira, 3, no Centro Cultural 25 de Julho, também marcará o lançamento de projeto habitacional de 108 apartamentos no bairro Aldo Arioli
Cumprindo com mais um compromisso assumido na campanha, o Governo de Erechim lança na noite desta terça-feira, 3, a partir das 19h30min, no Centro Cultural 25 de Julho, seu Orçamento Participativo (OP). Na tarde desta segunda-feira, 2, a equipe do OP foi recebida pelo prefeito Paulo Polis para discutir os últimos detalhes do evento, que oportunizará à comunidade participar de forma efetiva da gestão municipal. “O OP é um instrumento que propicia a participação direta da população nas definições e serviços prioritários para cada uma das regiões da cidade. Ele é um instrumento democrático, dinâmico e transparente”, explica o coordenador da proposta, Jorge Psidonik.
Segundo o prefeito Polis, o OP irá dialogar com o cidadão, fazendo com que este faça parte da administração. “Estamos colocando em prática a chamada democracia direta, capaz de ampliar o conceito de cidadania, onde o indivíduo perceba-se não apenas um cidadão de direitos, mas também como um cidadão capaz de reivindicar e garantir seus direitos”, analisa o prefeito, que vai além: “Mais do que uma ferramenta democrática e inovadora, o OP atende as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Estatuto das Cidades no que tange a realização de audiências públicas, garantindo transparência e a gestão orçamentária participativa”, destaca.
Compõem o Orçamento Participativo, além do coordenador Jorge Psidonik, Vitor Gowacki, Fernando Barp, Jonas Santos, Artidor Andrade, Alceri Bertuzzi e João Pedro Bonorino. A chefe de gabinete do prefeito, Izelda Todero, também participou da reunião.
Regionalização
A equipe do OP dividiu o município em 16 regiões de investimento levando em conta a proximidade geográfica, o índice populacional e a formação histórica. A zona urbana ficou com 13 regiões e a rural três. Nestas, acontecerão uma ou mais assembléias do OP com a presença do executivo municipal. A divisão dos recursos se dará de forma igualitária entre as regiões.
Agende-se
Depois de 20 reuniões preparatórias nos bairros da cidade e que contaram com boa presença de público, o OP realiza, a partir do dia 5, suas primeiras assembléias. Eis os locais:
5/3 – Sede: Atlântico, reunindo os bairros/comunidades do Atlântico, Maria Clara, Redenção, Alvorada, Vila Feliz, Desvio Becker e Rio Poço;
6/3 – Morada do Sol, reunindo os moradores da Morada do Sol, Parque Lívia e Vila União;
10/3 – Aeroporto, reunindo os moradores dos bairros Aeroportos e Santa Izabel;
11/3 – Pettit Village, reunindo moradores dos bairros Pettit Village, São José e Loteamento Aurora;
12/03 – São Cristóvão, reunindo moradores dos bairros São Cristóvão, Vitória I e II;
13/3 – Polígono 21 de Abril, reunindo moradores do Polígono e Cerâmica.
108 apartamentos
Além do lançamento do Orçamento Participativo, a prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Obras - Departamento de Habitação, lança na noite desta terça-feira projeto habitacional em parceria com a Caixa Econômica Federal para a construção de 108 apartamentos no bairro Aldo Arioli.
