Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Polis pede doação de terreno para Universidade Federal Fronteira Sul
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2136/prefeito-polis-pede-doao-de-terreno-para-universidade-federal-fronteira-sul

27/02/2009

Prefeito Polis pede doação de terreno para Universidade Federal Fronteira Sul

Prefeito Polis pede doação de terreno para Universidade Federal Fronteira Sul

Prefeito Polis pede doação de terreno para Universidade Federal Fronteira Sul

          Nesta sexta-feira, dia 27, s 9 horas, o presidente da Assembleia Legislativa Ivar Pavan e o Prefeito de Erechim, Paulo Polis estiveram em audincia na Casa Civil do Governo Estadual solicitando a doao de um terreno do estado para sediar o campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). O terreno de cerca de 20 hectares, de propriedade do Estado, na rua Henrique Pedro Salomoni, prximo do Parque da Frinape, em Erechim, numa localizao considerada ideal para o funcionamento da instituio de ensino superior. O secretrio da Administrao do municpio, Gerson Berti, acompanhou a audincia.

          Tanto Pavan como Polis esto otimistas com a receptividade do Chefe da Casa Civil, Jos Alberto Wenzel, ao pedido. Ele foi solcito e disse que agilizaria o pedido. Esperamos ter retorno da demanda ainda em maro, porque temos pressa em providenciar a infra-estrutura para o campus. Esta uma conquista coletiva e todos podem colaborar, observa o prefeito. Temos o apoio do presidente do Parlamento, de prefeituras e de muitas organizaes. um momento de somarmos todas as foras neste investimento em educao que a maior ferramenta para o desenvolvimento, destacou Paulo Polis.

UFFS funcionar em 2010

          Pavan integra a Coordenao do Movimento Pr-universidade e empenhou-se nos ltimos trs anos para garantir ensino superior federal para o norte gacho. Ele ressalta que o governo federal j criou a Comisso de Implantao neste ms e o Projeto de Lei tramita no Congresso Nacional desde julho. A previso de funcionamento da UFFS para 2010. Temos um ano para viabilizar as condies de funcionamento, adianta Pavan.

          Para o parlamentar, este o maior investimento para o Norte do Rio Grande do Sul por ter impacto sobre muitas geraes na produo de conhecimento. Esta parte do estado no contava com nenhuma universidade federal. Uma instituio superior de ensino muda o perfil de uma regio, com influncia social, econmica e cultural, observa Pavan.

         A UFFS ter campus em Erechim e Cerro Grande. Deve beneficiar aproximadamente 3,8 milhes de habitantes do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paran. A expectativa criar 30 novos cursos e atender cerca de dez mil estudantes de graduao, mestrado e doutorado. Os cursos devem abranger as reas de tecnologia, agricultura familiar, licenciatura e sade popular.

          Sero necessrios 500 professores universitrios, 108 tcnicos administrativos de nvel superior e 232 de nvel mdio para o pleno funcionamento da universidade. Para o custeio e o pagamento de salrios, estima-se um investimento anual de R$ 194,5 milhes.