Prefeitura Municipal de Erechim - Ano letivo inicia com novas perspectivas para a educação erechinense
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2130/ano-letivo-inicia-com-novas-perspectivas-para-a-educao-erechinense

26/02/2009

Ano letivo inicia com novas perspectivas para a educação erechinense

Ano letivo inicia com novas perspectivas para a educação erechinense

           Foi com casa cheia e um clima marcado pelo otimismo em um novo tempo para a educao em Erechim que o governo Polis e Ana, atravs da secretaria de Educao, declarou aberto o ano letivo de 2009 na manh desta quinta-feira, 26, no Plo de Cultura. Ao total, mais de 500 professores, diretores de escolas e demais servidores que lidam em seu dia-a-dia com a tarefa de levar conhecimento aos alunos do sistema municipal se envolveram nas atividades desenvolvidas ao longo do dia.
          Pela manh, autoridades municipais, estaduais e federais deram suas boas vindas aos colaboradores. Na ocasio, o secretrio de Educao, Anacleto Zanella, fez uso da palavra e num discurso interrompido por inmeros aplausos garantiu categoria dos educadores mais valorizao. Ele tambm apresentou as principais metas da administrao para o setor, com nfase as questes do acesso ao ensino e a necessidade de qualificar ainda mais os alunos, aproximando famlias e escolas. Erechim j andou muito em vrios quesitos, mas sabemos que podemos e devemos fazer muito mais, antecipou.
           Entre os pilares de sua atuao, o secretrio enfatizou a necessidade de maior ateno educao infantil, em especial, a construo de novas creches; o combate ao analfabetismo os nmeros do ltimo levantamento (Censo 2000) indicam que Erechim contava com 3.514 pessoas analfabetas -; a busca por um melhor aproveitamento dos alunos do sistema municipal frente as avaliaes do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), medido pelo Ministrio da Educao entre os anos de 2005 e 2007 e que revelaram uma posio pouco privilegiada de escolas locais em termos de Brasil.
           Anacleto ainda destacou que ir incentivar e trabalhar pela retomada da Educao de Jovens e Adultos (EJA), garantindo, tambm, a manuteno e aperfeioamento do Proeti, alm da ateno para os alunos portadores de necessidades especiais.
          Na seqncia, a vice-prefeita Ana Oliveira no poupou elogios queles que tm como ofcio educar o prximo. Fechando os pronunciamentos, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, garantiu que o objetivo principal do novo governo o de cuidar das pessoas, sendo que o ensino, mais do que formar jovens para o mercado de trabalho deve prepar-los para a vida. Todos estamos juntos nesta tarefa, afianou. Polis tambm agradeceu a parceria de professores, diretores e demais servidores, garantindo que sem eles qualquer processo de desenvolvimento de uma cidade ou regio se tornaria incuo. Queremos que as pessoas se sintam includas neste processo de transformao da cidade. Pais, alunos, professores, a equipe da administrao, imprensa, enfim, ser com a fora de todos, atravs do dilogo e do respeito que conseguiremos fazer com que Erechim continue avanando, completou.
          A programao voltada para professores e funcionrios contou ainda com palestras, teatro e apresentao das metas e aes da secretaria de Educao para o ano de 2009. Destaque para a palestra da representante do Ministrio da Educao, Jaqueline Moll, que falou sobre Os Desafios da Educao Brasileira na contemporaneidade: na perspectiva do aprofundamento da democracia.
Nesta sexta-feira, 27, as escolas municipais realizaro reunies a fim de organizar a sua agenda pedaggica com os alunos e no dia 2 de maro iniciam as aulas com trmino previsto para o dia 21 de dezembro de 2009.
          O sistema municipal de ensino conta com sete escolas de ensino fundamental: Cristo Rei, Caras Pintadas, Dom Pedro II, Luiz Badalotti, Othelo Rosa, Paiol Grande e Jaguaret; seis de educao infantil: Brtolo Balvedi, Dom Joo Aloisio Hoffmann, Dr. Ruther Alberto Von Mhlen, Estevam Carraro, Irm Consolata, So Cristovo, alm da Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel.