Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria Municipal de Agricultura é oficialmente instalada
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2121/secretaria-municipal-de-agricultura--oficialmente-instalada

20/02/2009

Secretaria Municipal de Agricultura é oficialmente instalada

Secretaria Municipal de Agricultura é oficialmente instalada

Secretaria Municipal de Agricultura é oficialmente instalada
Secretaria Municipal de Agricultura é oficialmente instalada

Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Ivar Pavan, participou do ato realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim na tarde desta sexta-feira

 

            Reafirmando que a agricultura é uma das prioridades do Governo Municipal, e cumprindo com uma promessa de campanha, foi instalada oficialmente na tarde desta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar que tem como secretário o agricultor familiar Eloir Griseli. O evento realizado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal contou com a presença do Deputado Ivar Pavan, Presidente da Assembléia Legislativa do RS, do Prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, da vice-prefeita, Ana de Oliveira, de secretários municipais, vereadores, lideranças de sindicatos e cooperativas, gerentes de instituições bancárias, dirigentes de universidades, presidentes dos partidos políticos, dirigentes da Emater, presidente da Agência de Desenvolvimento, representantes das agroindústrias familiares e órgãos da imprensa.

            Criar esta Secretaria é dar um passo concreto na valorização da agricultura familiar, num município como Erechim, que possui quase duas mil famílias de agricultores, sendo 90% deles agricultores familiares. Nesse sentido, o objetivo maior é o desenvolvimento do meio rural através de programas de qualificação, da agroindustrialização, da inserção de novas tecnologias, do incentivo ao turismo rural e da melhoria na infra-estrutura, preservando para as futuras gerações os recursos naturais ali existentes.

            O coordenador do Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – Alto Uruguai, Ari Pertussatti, falou em nome dos agricultores e de todas as entidades ligadas a agricultura. Para ele, com a instalação da Secretaria Municipal de Agricultura diversos trabalhos poderão ser realizados juntamente com as entidades ligadas a agricultura da região Alto Uruguai, seja cooperativas de crédito, de produção, de energia elétrica e de uma maneira especial o Sutraf e  a Fetraf, que já vêm desenvolvendo um conjunto de ações que tem potencializado a construção de políticas públicas para fazer frente as dificuldades da agricultura familiar seja nas adversidades climáticas ou de mercado.  

            O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Eloir Griseli lembrou o fato de Erechim possuir duas mil famílias de agricultores, sendo 98% delas de agricultores familiares. “Ter uma Secretaria de Agricultura é fundamental para nós segurarmos o agricultor na roça. Como poder público, temos o dever de pensar o fortalecimento da agricultura familiar implantando programas de habitação, de desenvolvimento do turismo rural, agroindústrias, melhorando a qualidade de vida dos agricultores. Queremos comercializar a produção do campo e levar para a merenda escolar, hospitais e creches. A agricultura familiar é a mão que alimenta a nação e por isso temos o papel de incentivar que o agricultor permaneça na roça”.

            Ivar Pavan, Presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, disse que a instalação da Secretaria Municipal da Agricultura é fundamental neste momento em que a crise se aproxima com demissões acontecendo e a economia freando crescimento. “É hora de nos unirmos em um grande debate para discutir como vamos garantir a produção de alimentos em cada país. E a política de uma soberania alimentar passa necessariamente pelo papel que o poder público vai assumir e uma prefeitura do tamanho da de Erechim serve de modelo para as demais”. O deputado disse ainda que a política voltada para a agricultura que produz alimentos faz parte de uma estratégia de enfrentamento a crise, pois gera empregos, produz renda e garante que no mínimo o cidadão possa ter o direito de se alimentar. Pavan também parabenizou o Governo Municipal por ter reafirmado a promessa de campanha em implantar a secretaria.

            Paulo Alfredo Polis, Prefeito Municipal de Erechim, disse que instalar a Secretaria Municipal de Agricultura é o primeiro passo diante do trabalho que deverá ser colocado em prática. “O desafio do Eloir e sua equipe na melhoria da agricultura não é somente fazer estradas, mas sim, desenvolver a qualidade de vida, os processos produtivos, as assistência técnica, a busca por recursos. As secretarias estarão trabalhando de forma integrada, pois governamos pensando em uma cidade integrada e integradora. O diferencial no Brasil vai ser a produção de alimentos e se nós conseguirmos agregar valor a isso será fundamental”. Após a solenidade de instalação, os presentes foram agraciados com um coquetel com´produtos da agroindústria familiar.