Prefeitura Municipal de Erechim - Servidores de Erechim participam de encontro de orientação sobre pré-aposentadoria

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20/08/2025

Servidores de Erechim participam de encontro de orientação sobre pré-aposentadoria

Evento promovido pela Escola de Gestão, em parceria com o IEP, tratou de aspectos legais, financeiros, psicológicos e sociais do processo de aposentadoria.

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Administração e em parceria com o Instituto Erechinense de Previdência (IEP), realizou na tarde de terça-feira (19), no Espaço Cooperar Sicredi, o Encontro de Orientação sobre Pré-Aposentadoria, destinado a servidores municipais que estão próximos de cumprir os requisitos legais para se aposentar.

 

A iniciativa é parte do Programa de Pré-Aposentadoria, Homenagem e Reconhecimento instituído pela Lei Municipal Nº 7.184/2022, reforçando o compromisso da Administração Municipal em preparar e valorizar os profissionais que dedicaram sua trajetória ao serviço público.

 

Durante o encontro, conduzido pela Escola de Gestão e pela Diretoria de Gestão e Aperfeiçoamento de Pessoas, foram apresentados os procedimentos necessários para encaminhar a aposentadoria junto ao Instituto Erechinense de Previdência (IEP). O evento também buscou oferecer um espaço de diálogo, reflexão e planejamento para este momento de transição, abordando não apenas os aspectos legais e administrativos, mas também os impactos financeiros, sociais e psicológicos que acompanham a nova etapa da vida.

 

 

O diretor-presidente do IEP, Renato Toso e a diretora previdenciária, Rosa de Oliveira, apresentaram um amplo panorama sobre o sistema previdenciário brasileiro, a atuação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), o equilíbrio financeiro e atuarial, além de temas como plano de custeio, prestação de contas, Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), Índice de Situação Previdenciária (ISP), Pró-Gestão RPPS e os atuais critérios aplicáveis no cálculo da aposentadoria. Também foram detalhadas regras sobre pensão por morte, abono de permanência, parcelas contributivas temporárias e orientações práticas para o encaminhamento do processo.

 

 

Para a secretária de Administração, Aline da Costa, o encontro marca um momento de valorização e de levar informação aos servidores. “Nosso objetivo é assegurar que cada profissional que está se aproximando da aposentadoria tenha clareza sobre seus direitos, possibilidades e responsabilidades, mas também se sinta acolhido e preparado para essa fase. Mais do que um procedimento administrativo, a aposentadoria é uma mudança de vida, e queremos que seja vivida com tranquilidade e segurança”, destacou.

 

Fotos: Divulgação/Comunicação PME