https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21088/equipe-de-erechim-conhece-projeto-de-gado-a-pasto-em-concrdia
15/08/2025
Equipe de Erechim conhece projeto de gado a pasto em Concórdia
Visita técnica buscou referências para implantação de sistema de sobre-pastoreio no município.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski, o diretor de Desenvolvimento Rural, Paulo Vasata, e o extensionista da Emater-RS/Ascar, médico veterinário Walmor Gasparin, estiveram nesta semana em Concórdia para conhecer um projeto de produção de leite a partir de gado criado a pasto.
A equipe foi recebida pelo líder de pecuária da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Marcio Titon, e pelo coordenador estadual do Projeto Pecuária da Epagri, Carlos Mader, na propriedade do produtor Odir Girardi. Com 15 hectares — sendo 11 irrigados — e 85 vacas da raça Jersey em lactação, a propriedade produz mais de 1.600 litros de leite por dia.
O sistema utilizado é o de sobre-pastoreio, que intercala culturas perenes com culturas de inverno, como azevém e aveia. A técnica permite alta produtividade, aproveitamento máximo das áreas e melhor qualidade de alimentação do rebanho.
Segundo o secretário William Racoski, a experiência catarinense pode inspirar avanços importantes em Erechim. “É um projeto altamente rentável. Nos próximos meses vamos dar encaminhamentos para implantar o sistema no nosso município. É uma iniciativa que pode contribuir para a diversificação e modernização das propriedades rurais, fortalecendo a produção e a renda no campo”, destacou.
Foto: Divulgação/Comunicação PME
08/08/2025
Novos equipamentos reforçam apoio da Prefeitura de Erechim à agricultura
04/08/2025
Morango em destaque: produtores se reúnem em Erechim para trocar conhecimentos e impulsionar o cultivo de frutas vermelhas
29/07/2025
Feira do Produtor do Centro valoriza a agricultura familiar e oferece produtos frescos no coração de Erechim
15/07/2025