Prefeitura Municipal de Erechim - Escola Jaguaretê lança concurso

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21083/escola-jaguaret-lana-concurso

15/08/2025

Escola Jaguaretê lança concurso

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê deu início nesta semana a mais uma ação de incentivo à cidadania fiscal com o concurso “Pedir Nota Fiscal é Mais Legal!”.

 

A iniciativa, que envolve todas as turmas da instituição, busca conscientizar os estudantes e suas famílias sobre a importância de exigir a nota fiscal nas compras e na contratação de serviços.

 

Podem participar todos os estudantes da escola e seus familiares e para concorrer, estes deverão trazer notas fiscais emitidas em 2025, contendo o CPF de algum familiar.

 

A coleta será feita pelo professor regente ou pelo presidente de cada turma até o final da campanha. O período de arrecadação será de 11 de setembro a 14 de novembro de 2025. Após essa data, será feita a contagem e validação das notas.

 

Para definir a turma campeã, será calculada a média de notas fiscais por estudante, ou seja, o total de notas validadas será dividido pelo número de estudantes da turma. A turma vencedora receberá uma premiação especial, definida pela direção da escola.

 

Além de promover a competição saudável, a ação busca despertar a consciência de que pedir a nota fiscal é um direito do consumidor, ajuda a reduzir a sonegação fiscal e assim, contribui para que os impostos arrecadados retornem à comunidade em forma de serviços públicos.

 

Segundo a diretora Fabíola Izoton, “projetos como este vão além da competição: eles despertam a consciência cidadã, aproximam as famílias do ambiente escolar e mostram aos estudantes que atitudes simples, como pedir a nota fiscal, têm um grande impacto para toda a comunidade”.

 

A estudante Karoline Laura Reck Racoski, do 9º ano, também aprovou a ideia. “Achei a atividade muito legal, já que com o pedido da nota fiscal, ajuda a diminuir a sonegação, garantir o direito de troca de um produto, entre outras vantagens. Acredito que será um projeto incrível, incentivando todos a pedirem a nota, garantindo direitos. E, além de tudo isso, minha turma pode ser premiada”.

 

Para a presidente do Grupo de Educação Fiscal Municipal, Gláucia Campos, “é uma alegria ver a Escola Jaguaretê incentivando a cidadania fiscal com o concurso ‘Pedir Nota Fiscal é Mais Legal!’. Esta ação, que une alunos e famílias, é muito mais do que solicitar notas fiscais: é um exercício de consciência, de valorização dos direitos e de compromisso com o futuro da nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos!”

 

Fotos: SMEd PME