https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21043/novos-equipamentos-reforam-apoio-da-prefeitura-de-erechim--agricultura
08/08/2025
Novos equipamentos reforçam apoio da Prefeitura de Erechim à agricultura
Distribuidores de esterco e novos implementos ampliarão a modernização das práticas no campo.
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, recebeu cinco novos equipamentos agrícolas que serão disponibilizados aos produtores rurais do município em forma de empréstimo. A iniciativa integra a política pública de fortalecimento da agricultura, com foco na modernização e na sustentabilidade das atividades no campo.
Entre os equipamentos recebidos, estão três distribuidores de esterco líquido e dois distribuidores de esterco orgânico, ideais para a aplicação de cama de aviário, calcário e o uso como calcariadeira. Esses implementos facilitarão o manejo de nutrientes no solo, contribuindo para maior produtividade e qualidade ambiental nas propriedades rurais. O investimento para aquisição dos distribuidores de R$ 315 mil reais foi viabilizado por meio de Emenda Parlamentar do senador Paulo Paim (PT) e contrapartida de R$ 41 mil reais de recursos próprios do município.
Além dos equipamentos já recebidos, a Prefeitura também está em processo de aquisição de três rolo faca, implemento utilizado para o manejo de coberturas de inverno — prática atual que contribui para a preparação do solo e redução do uso de herbicidas — e duas esteiras para o carregamento de cama de aviário, que vão facilitar o uso e transporte do material orgânico.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, destaca que a aquisição faz parte de um esforço contínuo para oferecer condições mais modernas e eficazes aos produtores. “São investimentos que modernizam as práticas no campo, otimizam o tempo de trabalho e ampliam os resultados das lavouras. Nossa intenção é facilitar o acesso a tecnologias que, muitas vezes, estão fora do alcance de pequenos produtores”, afirma.
Fotos: Divulgação/Comunicação PME
04/08/2025
Morango em destaque: produtores se reúnem em Erechim para trocar conhecimentos e impulsionar o cultivo de frutas vermelhas
29/07/2025
Feira do Produtor do Centro valoriza a agricultura familiar e oferece produtos frescos no coração de Erechim
15/07/2025
'Feira nas Escolas' leva produtos frescos e educação alimentar a estudantes de Erechim
11/07/2025