Prefeitura Municipal de Erechim - Semana de Formação do Centro de Belas Artes é marcada por aprendizado, inspiração e integração

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20959/semana-de-formao-do-centro-de-belas-artes--marcada-por-aprendizado-inspirao-e-integrao

24/07/2025

Semana de Formação do Centro de Belas Artes é marcada por aprendizado, inspiração e integração

Evento reuniu estudantes, professores e artistas em uma programação diversa que valoriza a troca de experiências e o desenvolvimento criativo.

Na última semana, o Centro de Belas Artes Osvaldo Engel, recebeu uma intensa e enriquecedora programação durante a Semana de Formação para Professores e Estudantes. O evento, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa, reuniu profissionais renomados e diversas atividades que estimularam o aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento das linguagens artísticas que compõem o currículo da instituição.



Ao longo da semana, os participantes vivenciaram oficinas, palestras e momentos de reflexão conduzidos por especialistas nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Teatro e Psicologia.



Na música, o destaque ficou por conta da oficina “Vamos tocar juntos?”, com Douglas da Costa Ruffato, que apresentou o arranjo musical como ferramenta de valorização dos saberes dos estudantes. A programação musical também incluiu um recital de teclados com Aguinaldo Moreira, Luiz Henrique F. Bernardon e Alexandre Pompermaier.



A psicologia foi representada pela palestra “Tempestade de Emoções”, com Stefany Ansolin, abordando temas como inteligência emocional, empatia e consciência emocional, fundamentais no ambiente educacional e artístico.



A programação de dança foi ampla, com oficinas para diferentes níveis e faixas etárias – do baby class ao ballet adulto, passando pelo jazz e sapateado. As atividades foram conduzidas pela professora Adriana Biazussi Lolatto e pelo profissional convidado Leo Dias, além de um encontro formativo exclusivo com os professores da área.



Nas artes visuais, a professora Elisa Iopp, do IFRS, compartilhou experiências e reflexões sobre a prática artística contemporânea. Já no Teatro, o Grupo UEBA conduziu a oficina “Possibilidades de Criação e Instrumentalização para o Desenvolvimento de Projetos Cênicos”, com vivências práticas e teóricas voltadas à criação cênica.



Para a equipe diretiva do Centro de Belas Artes, a Semana de Formação representa um marco na missão da instituição, sendo um verdadeiro presente para todos. Vivenciar momentos de escuta, aprendizado e troca que reafirmam o papel transformador da arte na educação, onde recebemos profissionais de excelência, que generosamente compartilharam seus saberes, fortalecendo ainda mais o compromisso do Centro de Belas Artes com a formação de professores e estudantes sensíveis, criativos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Esse é o caminho: integrar, inspirar e transformar por meio da arte.

 

Fotos: SMCE PME