Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura promove I Encontro Municipal de Conscientização sobre Cardiopatias Congênitas

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20760/prefeitura-promove-i-encontro-municipal-de-conscientizao-sobre-cardiopatias-congnitas

12/06/2025

Prefeitura promove I Encontro Municipal de Conscientização sobre Cardiopatias Congênitas

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (12) o I Encontro Municipal de Conscientização sobre Cardiopatias Congênitas. A atividade gratuita, aconteceu no Espaço Cooperar Sicredi. Estiveram presentes o secretário de Saúde, Vianei Mueller; a secretária adjunta, Daniele Colla; a coordenadora da Secretaria de Saúde, Ana Zaions; equipes da saúde pública e privada; convidados e comunidade.

 

 

No início do evento os participantes presenciaram depoimentos com familiares de pacientes sobre o tema, com o propósito de alertar sobre a doença, formas de tratamento e prevenção, com Caroline Wilk e Ivone Sotoriva, que emocionaram os presentes com suas histórias de vida e as lutas e superações dos seus filhos com a doença.

 

 

Na sequência, palestra com a médica ginecologista e obstetra, especialista em medicina fetal, Mariane Ongoratto Lumi; live com apresentação clínica das cardiopatias congênitas na infância com a médica pediatra especialista em cardiopatia pediátrica e arritmias cardíacas, com a médica Luísa Pigatto Kalil.

 

Além disso também foram abordadas a história e tecnologias relacionadas a cardiopatia congênita, com a médica pediatra, ecocardiografista e cardiologista, Cristiane Zill e cuidados com o bebê cardiopata, com a médica residente em pediatria, Graziele Salcher.

 

Fotos: Karine Heller – Comunicação PME