Prefeitura Municipal de Erechim - Último dia da Feira do Livro de Erechim celebra a produção literária local

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20553/ltimo-dia-da-feira-do-livro-de-erechim-celebra-a-produo-literria-local

11/05/2025

Último dia da Feira do Livro de Erechim celebra a produção literária local

A Feira do Livro de Erechim destacou o talento dos escritores locais e a importância da leitura para a comunidade.

A 26ª edição da Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos – encerra neste domingo (11), após dias de intensa movimentação na Praça do Livro – Praça Jayme Lago. Ao longo do evento, o público compareceu em peso e participou das diversas atividades culturais. Neste último dia, escritores de Erechim e da região subiram novamente ao palco para apresentar e divulgar suas obras, reforçando a valorização da produção literária local.

 

Livros apresentados 

O lançamento de livros de autores erechinenses e da região teve os livros “Sala de Estar Mental”, de Stephany Alberti; “Conflito e Criatividade: do Trauma ao Mistério Existencial”, de Ricardo Chiaradia; “Do Poço ao Topo, Eu Senti. A Descoberta da Psicanálise”, de Elizandra Maria Echer Marinho; “O Castigo de sua Existência”, de Stephanie Desir; “A Jornada do Amor Próprio”, de Carine Salvi; “VIXI Códigos de Praga”, de Cássio Felipe Rogalski e “Transformação Feito Cigarra”, de Coautora Rosane Zanardo.

 

 

Cássio Felipe Rogalski falou sobre o processo criativo do seu livro, “VIXI Códigos de Praga”. “O processo foi feito da seguinte forma: eu escrevo baseado nos meus sentimentos, eu tenho uma escrita reativa. E a minha melhor escrita é quando estou com os sentimentos aflorados, principalmente de tristeza e solidão, e é nesse momento que saem os meus melhores textos. E foi assim que nasceu o meu livro. Foi um livro que escrevi principalmente nos finais de semana, quando conseguia estar relaxado, e nesses momentos, muitos momentos vinham a tona, e eu aproveitava para escrever. Se eu não escrevesse nesse momento, depois não conseguiria expressar da forma como estava na minha cabeça naquele momento. Toda vez que eu tinha inspiração, eu precisava escrevê-la naquele exato momento”, finalizou Cassio.

 

A 26ª Feira do Livro - Erechim, Histórias e Contos é uma realização da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, com patrocínio de Sicredi UniEstados e V Graf. O evento conta com o apoio de: Academia Erechinense de Letras; Erva-mate Cristalina, PC Soluções Corporativas; Sesc Erechim; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Fotos: Milena Mezalira - Comunicação PME