Prefeitura Municipal de Erechim - Safra da uva abre com degustação de produtos coloniais
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2015/safra-da-uva-abre-com-degustao-de-produtos-coloniais

15/01/2009

Safra da uva abre com degustação de produtos coloniais

Safra da uva abre com degustação de produtos coloniais

Safra da uva abre com degustação de produtos coloniais
Safra da uva abre com degustação de produtos coloniais

Autoridades prestigiaram o evento na propriedade de Guerino Dariva, na Linha So Brs

 

          A tarde desta quarta-feira, dia 14, foi especial para os produtores de uva de Erechim. Isso porque, diversas autoridades se fizeram presentes na abertura da safra, programao integrante da 8 edio da Festa di Bacco. A propriedade de Guerino Dariva, na Linha So Brs foi escolhida para dar incio a colheita, e com danas do Grupo Avanti e degustao de produtos tpicos italianos, os promotores do evento, Prefeitura Municipal de Erechim, Sutraf-AU, Comisso da Uva, Emater-RS/Ascar e os Grupos Avanti, do Gill e Stela Alpina recepcionaram os convidados.

          Estiveram presentes: Coordenador da 15 CRE, Gladstone Dassoler; Coordenador Regional do Sutraf - AltoUruguai, Ari Pertussati; Coordenador Geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econmico e futuro secretrio municipal da Agricultura e na oportunidade representando o Poder Executivo de Erechim, Eloir Griseli; Presidente do Poder Legislativo, Cezar Caldart; secretrio municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini; secretrio municipal de Desenvolvimento Econmico, Walmir Badalotti; secretrio municipal de Coordenao e Planejamento, Moacir Tormen; secretrio municipal de Meio Ambiente, Francisco Pinto; futuro secretrio municipal de Segurana Pblica, Dcio Vicelli; coordenador do Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultural Familiar Alto Uruguai sede de Erechim e vereador, Lucas Farina; vereadores Jaime Basso e Srgio Alves Bento. Prestigiaram o evento tambm, Marino Slongo, presidente da Comisso da Uva; Walmor Gasparin, representando a Emater Municipal; Charles Oldoni, representando os Grupos Italianos Avanti, do Gill e Stela Alpina; Dirceu Rampi, presidente da Comunidade So Brs; Altair Bordignon, representante do grupo dos trilheiros; Dilei Anzolin, vice-presidente da Cotrel; Ademir Lira, vice-prefeito de Paulo Bento; Romaldo Rosso, gerente do Banco do Brasil; Mauricio Viccini, representando o Deus Bacco da Festa da Uva de Erechim; Alan Comin, Chefe de Gabinete da futura Secretaria Municipal de Agricultura; Adelino Collet, coordenador da Agncia de Desenvolvimento; Gervsio Plucinski, presidente da Agricoop; Carlos Copperccini, presidente da Cresol; Ivo Bonfante, coordenador da Cooperativa Nossa Terra; a corte da Festa di Bacco, Rainha Vivian Zanella, e as Princesas Elisandra Szady e Amanda Andreola.

Conhecimento transmitido de pai para filho

          Guerino Dariva, 54 anos, adquiriu experincia no cultivo da uva com o seu pai que comprou as terras onde hoje ele reside por volta do ano de 1943. O proprietrio anterior j cultivava a parreira e seu pai deu seguimento. Estima-se que a rea de parreira tenha mais de 80 anos e continua produzindo at hoje. A casa de Guerino era o posto de recebimento de uva da regio. Ali os produtores entregavam a fruta que era esmagada e o lquido era enviado para Erechim para a produo do vinho. Com os anos o processo foi se extinguindo. Hoje, a famlia, que tem trs hectares de parreira, cultiva a uva para comercializar ou para fazer vinho para o prprio consumo.

          Conforme Dariva, "a atividade lucrativa e eu me orgulho de ser um integrante da Festa Di Bacco". Joel, 22 anos, filho de Guerino d continuidade ao cultivo que comeou com seu av. "Trabalhamos com trs atividades, a produo de gros, de aves e a uva. A principal delas a uva, que representa 50% da nossa renda hoje". So trs variedades: Isabel, Nigara Branca e outra, cultivada em uma unidade experimental de parreiras que vieram da itlia, num projeto realizado em parceria com a Emater, URI-Campus de Erechim e Governo Municipal. "Isso mostra que se est desenvolvendo a vitivinicultura na regio. No paramos no tempo, estamos buscando qualidade e estudo fora de Erechim para podermos oferecer produtos competitivos no mercado", sublinha Joel, destacando ainda a dificuldade de produzir uva, especialmente neste ano: "Tivemos geada, excesso de chuva e granizo e isso dificultou nosso trabalho. S com amor e dedicao que a gente continua na atividade".

          A mesma opinio tem o presidente da Comisso da uva, Marino Slongo. Segundo ele as intempries registradas esto fazendo com que este seja o pior ano para o produtor de uva. "Este o ano que Erechim tem menos uva para oferecer no perodo de 20 anos. Ainda assim vamos conseguir colher o melhor cacho de uva e oferecer uma grande festa para comunidade". Slongo destacou a beleza do desfile realizado no ltimo domingo, dia 11, e a importncia dos organizadores, como de Charles e da Margarete Oldoni. Tambm citou a necessidade de se buscar tecnologia, e disse que este ano um tcnico foi contratado para fazer um trabalho junto aos agricultores para melhorar a produo da uva.

A importncia da Festa

          Em nome dos grupos italianos, Charles Oldoni convidou os presentes para participarem da Festa Di Bacco que inicia sua comercializao neste sbado no Seminrio Nossa Senhora de Ftima, a partir das 14 horas com abertura oficial marcada para s 17h30min. L as pessoas vero espetculos, cultura, msica e gastronomia. Walmor Gasperin, da Emater, observou que a Festa uma vitrina dos imigrantes italianos, da riqueza das agroindstrias. Disse que os produtores de uva so guerreiros e que se no tiverem paixo pela atividade no conseguem dar sequncia a ela.

          Ari Pertussati, do Sutraf-AU, falou que a festa vem demostrar toda a magia e a importncia que tem a etnia italiana, os imigrantes e o que est em torno do vinho e em cima da mesa na nossa regio. "Para o Sutraf e a Fetraf era um sonho construir a festa e fazer da produo da uva um momento de divulgao e onde a populao possa entender o quanto necessrio este cultivo na regio. Entendo que produzir alimentos hoje no nosso pas e no mundo uma tarefa para quem tem vocao, determinao e coragem. As adversidades climticas mostram o quanto dificil produzir. Na metade do ano passado tivemos a crise mundial dos alimentos com previses de que nos iriam faltar. Viemos lutando muito nos ltimos anos para construir politicas pblicas para garantir renda para o agricultor familiar. Para tanto dever do Estado, na esfera Municipal, Federal e Estadual garantir dinheiro, subsdio, assistncia tcnica, pesquisa e acompanhamento para quem produz, pois se o agricultor depender da renda do que produz para conseguir esse auxlio, no h possibilidade".

           O secretrio de Cultural Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini saudou as mulheres que tem papel importante na qualidade da produo da agroindstria familiar, e salientou o papel da sua secretaria na Festa da Uva de Erechim. "A Cultura resgata a histria dos imigrantes e o Turismo, os passeios realizados pelo interior do municpio". O presidente do Legislativo, Cezar Caldart pediu para os promotores do evento incluir a Cmara Municipal de Vereadores em todos os eventos da Festa Di Bacco, fixando seu apoio a ela.

          O futuro secretrio municipal de Agricultura, Eloir Griseli, mencionou a necessidade de dar condies para os jovens permanecerem no meio rural. "Joel Dariva um exemplo disso. Ele poderia estar na cidade ganhando cerca de R$ 500,00, mas mora na propriedade, tem renda maior que esta e ainda qualidade de vida. Dificuldade se encontra em todos os lugares. Mas a roa um bom lugar para se viver sim". Ele encerrou os pronunciamentos lanando um desafio. "Temos que ter capacidade e sabedoria para ter unidade de ao e de organizao, em especial dos agricultores, e junto com o poder pblico projetar a regio para outros Estados. Temos o desafio de transformar o Alto Uruguai num plo de agroindstrias familiares e de turismo rural. Existe condies para isso, para um desenvolvimetno sustentvel com mais qualidade de vida. E o poder pblico tem que investir nesta questo".