Prefeitura Municipal de Erechim - Proeti é apresentado no I Encontro Nacional dos Coordenadores dos Programas Mais Educação e Escola A
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1969/proeti--apresentado-no-i-encontro-nacional-dos-coordenadores-dos-programas-mais-educao-e-escola-a

09/12/2008

Proeti é apresentado no I Encontro Nacional dos Coordenadores dos Programas Mais Educação e Escola A

Proeti é apresentado no I Encontro Nacional dos Coordenadores dos Programas Mais Educação e Escola A

Proeti é apresentado no I Encontro Nacional dos Coordenadores dos Programas Mais Educação e Escola A

Durante o evento tambm esta sendo realizada a I Mostra Nacional de Educao Integral

 A Chefe do Gabinete do Prefeito, Maria Elisa Zordan Franceschi, e a Coordenadora do Proeti, Rita Capeletti, participam de 09 a 12 de dezembro, em Braslia, do I Encontro Nacional dos Coordenadores dos Programas Mais Educao e Escola Aberta, e da I Mostra Nacional de Educao Integral, promovido pelo Ministrio da Educao e Cultura (MEC) e Secretaria da Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, por intermdio de sua Diretoria de Educao Integral, Direitos Humanos e Cidadania. O encontro rene mais de 450 gestores das secretarias municipais e estaduais de educao, dos ministrios parceiros, acadmicos, organizaes no governamentais e organismos internacionais.
 O encontro, esta sendo realizado no Hotel Academia de Tnis, tem como principal foco a troca de experincias de Educao Integral entre gestores, profissionais da educao e acadmicos, bem como o incio da avaliao das estratgias indutoras de uma poltica de Educao Integral no Brasil, por meio dos processos de implementao do Programa Mais Educao e do desenvolvimento do Programa Escola Aberta.
 Durante o seminrio, Maria Elisa participar, no dia 10, das 11h s 13h, da Mesa Temtica: Articulao de Polticas Pblicas e Educao Integral, onde debater sobre as experincias de Educao Integral em andamento no Brasil, e de modo particular, sobre o Proeti Programa de Educao em Tempo Integral, que tornou-se uma referncia a nvel nacional, reconhecida inclusive com diversas premiaes desde sua implantao em 2001.
 Alm da Mesa Temtica o Proeti foi convidado a integrar a I Mostra Nacional de Educao Integral, expondo atravs de banners os trabalhos de educao integral e ampliao de jornada escolar, desenvolvidos pelo Governo de Erechim. Durante o ano de 2009 os banners comporo um exposio itinerante que percorrer os diferentes espaos pblicos do pas, a exemplo do Ministrio da Educao, do Conselho Nacional de Educao, do Congresso Nacional, de Assemblias Legislativas, Cmaras Municipais e outros.
 Em quatro dias, o evento oferecer 12 mesas temticas que debatero temas como alimentao escolar, gesto e financiamento, relao escola-comunidade, sade, esporte e lazer na escola e novos perfis profissionais. Haver, ainda, sete painis sobre polticas e perspectivas da educao integral, currculo escolar, formao de professores, construo de indicadores para avaliao de polticas pblicas, entre outros assuntos.
 Durante a semana, sero lanados materiais como livros, lbum temtico e vdeos. A proposta do encontro tambm definir uma agenda de educao integral para 2009.

Programas
    Mais Educao teve incio este ano e faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). O programa amplia de quatro para, no mnimo, sete horas dirias o tempo educativo de alunos de escolas pblicas. Participam 1.409 escolas, que contemplam 387 mil estudantes em todo o pas. A perspectiva, segundo Jaqueline, alcanar 5 mil escolas no prximo ano.
      J o Escola Aberta abre as portas das escolas para alunos e comunidade aos sbados e domingos, para atividades culturais, esportivas e de formao profissional. Hoje, o programa abarca 2.069 escolas em 86 municpios e 21 estados. Isso significa um atendimento de cerca de 1,5 milho de alunos, sem contar as outras pessoas da comunidade.