Prefeitura Municipal de Erechim - Os trajes típicos das Princesas Étnicas da XII Frinape
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1951/os-trajes-tpicos-das-princesas-tnicas-da-xii-frinape

04/12/2008

Os trajes típicos das Princesas Étnicas da XII Frinape

Os trajes típicos das Princesas Étnicas da XII Frinape

    Veja, a seguir, como so os trajes das princesas tnicas que compem a Corte da XII Frinape, alm da Rainha Elise Andreolla e as princesas Fernanda Nora de Moraes e Joana Lando Bellani.

Princesa Italiana Rafaela Sponchiado
    Rafaela Sponchiado  representa a etnia italiana e foi indicada pela Fainors, atravs de seu presidente,  Luiz Carlos Piazzeta. O seu traje foi inspirado na bandeira da Itlia, nas cores verde, vermelho e branco e traz na frente o avental, que uma caracterstica tpica das mulheres italianas. O seu vestido foi uma criao do estilista Ademir, de Passo Fundo, pesquisador da rea que j emprestou sua valiosa contribuio tambm em outras festas tpicas do municpio de Erechim.
    
Princesa Nativa - Monique Mana Milkiewicz
    A Etnia Nativa representa a miscigenao do povo brasileiro, o negro, o ndio, o caboclo, o mulato, enfim os povos que aqui estavam, mesmo antes da chegada dos imigrantes Europeus e das Terras Velhas. Estes ajudaram a desbravar, colonizar e abrir caminhos para a construo e desenvolvimento de Erechim.  Sendo assim, o traje tpico no representa um povo ou uma regio especfica, e sim uma mistura de raas e culturas: a diversidade. No vestido, se procurou retratar o Brasil em suas mais variadas formas. No dourado, as riquezas naturais e culturais, nos tons de marrom a terra. Nas sementes, a fartura, a beleza e a diversidade da flora brasileira. A Arara e o tecido, bem como os dentes representando a Ona Pintada, que retrata a grandeza fauna brasileira e da nossa regio. O Turbante, como um marco caracterstico da cultura africana, lembrando a maneira de se vestir, a beleza, a religiosidade e identidade do povo negro.  A lana simbolizando a luta, a bravura e o orgulho dos povos negros e indgenas, na defesa de nossas terras, na construo da nossa cultura e principalmente na busca por igualdade social.

Princesa Polonesa Kamila Baidek
    Flores, cores vibrantes e listras. Estas so as principais caractersticas do traje de Łowicz, usado pela princesa polonesa da XII FRINAPE, Kamila Baidek. O vestido representa muito mais do que o municpio homnimo ao traje, o qual um exmio representante da nobre arte da tecelagem. Ele faz reviver o amor e o orgulho de um povo que cultua suas razes, ama sua ptria e faz valer o nome. Trazido diretamente da Polnia, o traje no foi submetido a estilizaes de nenhum tipo. totalmente original e transpassa todo o colorido intenso da famosa e alegre regio de Łowicz. Todos os detalhes, em bordados e l pura da mais alta qualidade, somam aproximadamente doze quilos que ajudam a combater os dias de frio rgido e de neve daquela regio.

Princesa Israelita - Ilana Kives
    Israel no tem um traje tpico, ento a Princesa Israelita, Ilana Kives,  escolheu as cores azul e branco, pois so as cores que compem a bandeira de Israel. A Estrela de Davi o smbolo comum do povo de Israel desde os tempos bblicos e tambm faz parte da nossa bandeira.

Princesa Alem Letcia Pottker
    Como uma grande parte dos imigrantes alemes veio para c da pequena regio de Hnsruck, situada a sudoeste da Alemanha, o traje da Princesa Alem, Letcia Pottker, foi idealizado num modelo tpico dessa regio.

Prenda Aniele De Oliveira Carraro
    A indumentria da prenda pode ser de diferentes pocas de nossa histria. Com o passar do tempo, algumas adaptaes foram feitas conforme o estilo de vida do povo gacho. O traje atual, hoje considerado tambm um traje de gala, vem sendo utilizado desde 1865 e requer alguns cuidados para que no se perca a essncia de nossa cultura e histria. Tecidos discretos, bordados e fitas do beleza e graa ao vestir da prenda que deve se ater a alguns detalhes para que no se perca a moralidade de nossa cultura. So eles: vestido longo, manga baixo do cotovelo, sem decotes, sem exageros nos apliques, maquiagem e cabelo. Todos esses cuidados so para manter o recato que uma prenda deve ter, para que no se perca a beleza, simplicidade e identidade. Com estas caractersticas foi concebido o vestido da Prenda Aniele de Oliveira Carraro.