Prefeitura Municipal de Erechim - Políticas públicas municipais que proporcionam dignidade e bem-estar para quem mais precisa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/19249/polticas-pblicas-municipais-que-proporcionam-dignidade-e-bem-estar-para-quem-mais-precisa

01/03/2024

Políticas públicas municipais que proporcionam dignidade e bem-estar para quem mais precisa

Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e o Departamento de Habitação atendeu 793 famílias, investiu R$ 2 milhões em materiais de construção para Kit Casas, banheiros, reformas e postes de luz

Uma cidade para todos. A Prefeitura de Erechim trabalha para o conjunto da sociedade, tem como foco atender as demandas de toda população, por isso, também, tem políticas públicas municipais voltadas às famílias que mais precisam, àquelas em situação de vulnerabilidade social. Um exemplo disso é o trabalho realizado pela Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, por meio do Departamento de Habitação, que atendeu 793 famílias, em 2021, 2022 e 2023, e investiu R$ 2 milhões em materiais de construção.

A moradora do bairro Progresso, Ivani Fátima Salvi, foi beneficiada com um poste de luz. “Eu agradeço muito a equipe, estou muito feliz e contente, aqui tem um povo muito especial, que quando a gente precisa está sempre disposto a ajudar”, afirma Ivani sobre os servidores do Departamento de Habitação.

“Fui bem atendida, me deram bastante atenção”, comenta Terezinha Clarice Estrai, que está satisfeita com o material de construção para fazer o banheiro de sua casa. Ela acrescenta que a filha, que mora ao lado, recebeu o Kit Casa, com banheiro, e já construiu a nova moradia. “Ficou muito bonito, a casa dela estava caindo, olha como ficou, cada um tem seu quarto, tem a cozinha, banheiro, sala, ficou bom”, ressalta Terezinha.

“A Secretaria de Habitação e os seus colegas me ajudaram a conseguir e a fazer uma casa adaptada pra mim, vou ter acesso livre para entrada e saída. Estamos quase terminando a casa através da ajuda da Secretaria de Habitação. Então, sou muito grato a todas as pessoas públicas que me ajudaram, muito obrigado”, destaca Robson Alves da Silva, que é cadeirante. Ele recebeu um Kit Casa, com banheiro, e a nova moradia está em construção.

Dignidade e bem-estar

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, explica que o programa municipal Moradia Legal, segue critérios específicos, mas exemplifica bem a importância de todo o trabalho realizado pela secretaria e o Departamento de Habitação, que está em contato direto com as comunidades para entender as demandas de quem mais precisa da prefeitura. “Estes projetos do poste, reforma da casa, telhado, banheiros e do Kit casa, mudam as vidas das pessoas, trazem mais conforto, dignidade, bem-estar, para famílias em situação de vulnerabilidade social”, observa o secretário, Mario Rossi.

“A prefeitura entregou 61 kits de casas, fez 153 reformas e ampliações, colocou 49 postes (padrão RGE), fez 52 banheiros completos, entregou mais 346 lotes sociais (faixa 2) sorteados, sendo que 85% já estão em fase final de construção ou morando, e realizou 164 autorizações para escrituras ou liberações de cláusula”, ressalta o secretário, Mario Rossi.

Cidade inclusiva

“Estamos cuidando das pessoas e com esta estratégia a cidade se torna inclusiva, os serviços públicos chegam a toda população, há desenvolvimento humano, social, cultural e econômico”, observa o prefeito, Paulo Polis.

O prefeito Polis cita alguns exemplos de projetos realizados pela prefeitura, em três anos, que mostram como as ações são integradas e abrangem todas as áreas do município e valorizam as pessoas. “A prefeitura entregou um novo distrito industrial; inaugurou uma usina de asfalto quente (CBUQ); está revitalizando a iluminação pública, com lâmpadas de LED; entregou quatro escolas novas para comunidade; implantou uma usina solar fotovoltaica; oportuniza mais áreas de lazer, praças, parques urbanos; preserva nascentes de água; investe em saúde pública; cuida do recém-nascido ao envelhecimento ativo e saudável do idoso; promove qualificação profissional e empresarial; faz feirões de emprego; aprova com agilidade projetos para construção civil; está reduzindo custos administrativos e facilitando o acesso aos serviços públicos via on-line (site ou aplicativo), resultando em serviços mais ágeis e eficientes”, relaciona o prefeito Polis.