Prefeitura Municipal de Erechim - Semana para valorizar a mulher empreendedora
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18903/semana-para-valorizar-a-mulher-empreendedora

22/11/2023

Semana para valorizar a mulher empreendedora

Evento gratuito vai até o dia 24 de novembro, no Polo de Cultura da ACCIE, e visa fortalecer o empreendedorismo feminino no município

A Semana do Empreendedorismo Feminino de Erechim iniciou na noite desta terça-feira (21), no Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). A programação vai até o dia 24 de novembro e é iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), e visa promover o fortalecimento do empreendedorismo feminino no município.

O evento está amparado na Lei Municipal Nº 7.364/2023, que criou o Programa Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo Feminino, proposta pelo vereador, Carlos Lemos (PSDB). A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita diariamente.

Na abertura, a coordenadora dos Jovens Empreendedores do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), Josiani May, afirma que a Semana do Empreendedorismo Feminino busca fortalecer as empreendedoras de Erechim. “Proporcionando momentos de networking de conexão entre elas, para que elas compartilhem as suas experiências, vivências, que elas se inspirem e façamos um movimento de valorização da mulher como empreendedora. E para isso vamos ter palestras com empreendedoras, lideranças da nossa cidade, que irão contar suas histórias e vivências como líderes femininas”, explica Josiani.

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, destacou o empreendedorismo feminino erechinenses e que o município tem 6.256 empresas compostas exclusivamente por mulheres, sendo 4.276 Microempreendedores Individual (MEI), 1.241 Empresário Individual (EI), 739 de Sociedade Ltda., e, 1 de Sociedade Anônima (S/A). “Em 2023, foram abertas 891 empresas no município de Erechim por mulheres”, comenta Flávio.

“Temos várias mulheres empresárias ou gerenciando empresas, em Erechim, ocupando espaços importantes no meio empresarial e na sociedade civil, exercendo liderança construtiva e muito positiva, que contribuem muito para o desenvolvimento de Erechim”, afirma o vice-prefeito, Flávio Tirello.

O vereador, Carlos Lemos, falou sobre a construção da Lei Municipal Nº 7.364/2023, que instituiu o Programa Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo Feminino. “É um início, mas tenho certeza que o empreendedorismo feminino vai crescer muito no nosso município, que necessita de vocês, mulheres, que são as pessoas que representam isso. E todos os 17 vereadores que aprovaram por unanimidade esta lei e o Poder Executivo irão dar o maior apoio para que cada vez mais as empreendedoras do município tenham oportunidades, crédito financeiro e eventos como este”, ressalta o vereador, Carlos Lemos.