Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim irá sediar Missão Municipalista com a presença de 68 municípios
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18781/erechim-ir-sediar-misso-municipalista-com-a-presena-de-68-municpios

24/10/2023

Erechim irá sediar Missão Municipalista com a presença de 68 municípios

Evento com a chancela da FAMURS será realizado no dia 9 de novembro no Polo de Cultura e reunirá as regiões da AMAU, AMUNOR E AMPLA.

Erechim irá sediar Missão Municipalista com a presença de 68 municípios

Na manhã de segunda-feira (24), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, recebeu o superintendente de Assuntos Municipais da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Clemir José Rigo, juntamente com o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e vice-presidente da Famurs, Marcelo Arruda, que é prefeito de Barra do Rio Azul.

 

Na pauta a Missão Municipalista promovida pela Famurs que acontece no dia 9 de novembro no Polo de Cultura da ACCIE em Erechim, que irá reunir municípios de três regiões – AMAU, AMUNOR e AMPLA. As três associações juntas representam 68 municípios do norte gaúcho.

 

“A Famurs está descentralizando sua atuação, onde se aproxima dos prefeitos, em suas regiões, para debater assuntos importantes do municipalismo. Mostraremos nossos bons exemplos e também nossas angústias. Será um momento de muito aprendizado”, disse o presidente da AMAU e vice-presidente da FAMURS, Marcelo Arruda.

 

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, este tipo de evento é fundamental para alinhavar as demandas dos municípios. “A vinda da Famurs até nós, demonstra a preocupação da federação conosco. Será um dia de muito aprendizado”, destacou o prefeito Polis.

 

O superintendente de Assuntos Municipais da Famurs, Clemir José Rigo, reforça que “estamos indo nos municípios onde as coisas acontecem. São os prefeitos que sabem de seus problemas. Teremos dois momentos. Na parte da manhã, palestras técnicas e à tarde queremos ouvir os prefeitos e trocar experiências”.

 

Conforme o presidente da Famurs, Luciano Orsi, a Missão Municipalista tem objetivo de qualificar as prefeituras e equipes técnicas, buscar alternativas para conquistar mais recursos para as administrações, além de aproximar a Famurs das associações e municípios. “Nosso objetivo é sempre, no coletivo, trabalhar questões que são comuns, mas também as particularidades de cada região. Entender as dinâmicas culturais, as matrizes econômicas da regional, para que a gente possa, com esse conhecimento e articulação, trabalhar questões que possam realmente ajudar a todos”, salientou.

 

Na parte da tarde, o presidente da AMAU, Marcelo Arruda esteve reunido com o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, para entregar à programação do evento: “O Darlan nos cedeu o espaço, e se mostra extremamente receptivo às pautas regionais. A Accie vem sendo uma parceira incondicional da Alto Uruguai”, pontuou Arruda.

 

A Missão Municipalista terá painéis com temas de interesse regional. A iniciativa busca promover o debate sobre pautas municipalistas e identificar as demandas regionais dos municípios. O roteiro prevê 12 encontros contemplando as 28 regionais.

 

Texto: Assessoria AMAU