Prefeitura Municipal de Erechim - Começa o Festival Gaúcho de Teatro Amador
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1864/comea-o-festival-gacho-de-teatro-amador

29/10/2008

Começa o Festival Gaúcho de Teatro Amador

Começa o Festival Gaúcho de Teatro Amador

    Com a pea infantil Goiabada com Queijo, comeou na manh desta quarta-feira (29), a fase final do 19 Festival Gacho de Teatro Amador, no Centro Cultural 25 de Julho, em Erechim.
    O Festival foi realizado pela primeira vez em Erechim no ano de 1990 e vem, desde aquele ano, repetindo sucesso de presena de pblico e qualidade de espetculos.
    Neste ano, a grande inovao do Festival ficar por conta da premiao, que deixa de ser atravs de trofu e passa a ser em dinheiro, auxiliando dessa forma os grupos nos custos de montagem de seus espetculos. Sero premiados em cada categoria os quesitos melhor espetculo, direo, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, figurino, cenografia, maquiagem, trilha sonora, e melhor iluminao.
    Os jurados Estela Bento, Daniel Assuno e Neuzinha Rocha tero a rdua tarefa de julgar os teatreiros vindos dos municpios de Estncia Velha, Itaqui, Carazinho, Santa Maria, Iju e Cruz Alta, que demonstraro seu talento em oito peas, sendo quatro infantis e quatro adultas.
    No primeiro dia do Festival foram encenadas as peas Goiabada com Queijo (Estncia Velha), Azul Maior (Carazinho) e O Inspetor Geral (Iju). Nesta quinta-feira (30), ser a vez dos espetculos Rainha do Rdio (Itaqu), Lili Inventa o Mundo (Cruz Alta) e Esconderijo do Tempo (Cruz Alta).
    At sexta-feira, dia 31 de outubro, a comunidade de Erechim poder conferir no palco do Centro Cultural 25 de Julho, a atuao e o talento dos atores e atrizes, com espetculos s 10h, 14h30min e 20h. A entrada franca.
    A etapa final do Festival Gacho de Teatro Amador, uma promoo da Prefeitura de Erechim com a coordenao da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e apoio da SEDAC Secretaria de Estado da Cultura e IEACEN Instituto Estadual de Artes Cnica.

Goiabada com Queijo
     O espetculo encenado pela Oficina de Teatro do Clak, da cidade de Estncia Velha, foi inspirado no clssico Romeu e Julieta de Willian Shakesperare, e conta a histria de amor do casal Romeu e Julieta, de duas famlias diferentes que nunca se entendem: Os Redondos e Os Quadrados. Em meio a diferenas, particularidades e tanta confuso possvel nascer o fruto de um grande amor.
    Goiabada com Queijo tem como diretor Cssio Schonarth, iluminadora Ana Carolina Makki Dal Mas, atores Matheus Chiste, Fernando Kuhn, atrizes Daniela da Silva, Fernanda Bohn, Cntia Molter, Grabriela Kuhn e Mait Nied.

Azul Maior
    O espetculo infantil conta a histria de Jonathan, uma gaivota que diferente da outras s quer aprender sobre a perfeio do vo, e devido a suas caractersticas Jonathan ter sua jornada de vida em busca do azul maior.
    Azul Maior encenado pelo grupo La Trupe Azul do municpio de Carazinho, tem na direo Marlon Britto, e participao dos atores Cassiano Mattye, Elaine Souza, Rony Pereira, Vanessa Giovanella e caro Mattye.

O Inspetor Geral
    Concorrendo na categoria adulto o Grupo de Teatro da UNIJU, subiu ao palco com a pea O Inspetor Geral. O espetculo conta que na antiga Rssia, existia um vilarejo comandado por um Governador totalmente corrupto e por seus colaboradores da mesma ndole. Eles mantm as instituies pblicas sem as mnimas condies de sade, organizao ou humanidade e tratam os moradores como se fossem animais, pensando apenas nos lucros pessoais. Tudo transcorre desta forma, at que recebem a notcia de que o governo enviou um inspetor para averiguar as condies dos rgos pblicos locais.
    Enquanto isso, um malandro jogador de cartas, Klestakov, est hospedado no hotel local e confundido com o tal inspetor e levado presena do Governador e demais chefes e tratado com as mais altas regalias, inclusive recebendo grandes somas de dinheiro em forma de propina.
    Apesar de desenrolar-se no sculo XIX, tem um tema bastante atual que a corrupo nos rgos pblicos e, apesar de transcorrer na Rssia, tem muito de Brasil nesta histria. Por isso, na adaptao feita pelo grupo foram inseridos elementos da cultura brasileira como o samba, o Carnaval e as cores verde, azul, amarelo e branco em todo o figurino e cenrio do espetculo.