Prefeitura Municipal de Erechim - Seminário Regional de Citricultura reúne mais de 500 participantes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1862/seminrio-regional-de-citricultura-rene-mais-de-500-participantes

28/10/2008

Seminário Regional de Citricultura reúne mais de 500 participantes

Seminário Regional de Citricultura reúne mais de 500 participantes

Seminário Regional de Citricultura reúne mais de 500 participantes
Seminário Regional de Citricultura reúne mais de 500 participantes
    O Seminrio Regional de Citricultura realizado nesta tera-feira (28) no Plo de Cultura de Erechim reuniu cerca de 500 participantes. A promoo do Sebrae ; Senar Servio Nacional de Aprendizagem Rural; EmaterAscar RS, Agncia de Desenvolvimento do Alto Uruguai (ADEAU) e Associao de Municpios do Alto Uruguai (AMAU) tem como objetivo contribuir para o setor ser competitivo. O presidente da Associao Brasileira de Citricultura Flvio Viedas foi um dos palestrantes.
    O prefeito em exerccio Luiz Antnio Tirello participou da abertura oficial dos trabalhos s 9h30m. Ele aproveitou para deixar uma mensagem otimista aos  organizadores destacando que Erechim tem um programa que j repassou  mais de 15 mil mudas de frutferas apenas no primeiro ano. O projeto teve incio em 2007 e fechar o segundo ano com cerca de 100 hectares de rea plantada. O prefeito lembrou que a unio de esforos entre os vrios setores que vai impulsionar a iniciativa, e o seminrio serve para unir os interesses daquele que vem para aprender e do que vem para ensinar.
    Na avaliao do prefeito em exerccio o governo municipal ajudou a fruticultura dar os primeiros passos nesse novo momento com a duplicao da rea plantada no municpio. Quanto ao futuro do programa ele poder ser medido pela presena efetiva de produtores e interessados presentes no Plo de Cultura de Erechim durante o seminrio. essa unio de esforos que vai fazer o programa funcionar. Segundo ele, um produto saudvel e bem apresentado  alm de agregar ganho ao produtor vai melhora ainda mais a qualidade de vida das pessoas. O futuro da regio isto: existe um clima favorvel, terras disponveis e agora se junta o interesse em investir nessa importante cadeia produtiva que se apresenta como uma alternativa vivel para a economia municipal e regional.

Emater
    O coordenador regional da Emater, Luiz ngelo Poletto, ressaltou que o Alto Uruguai a regio que mais cresce no RS em citricultura. O objetivo da Emater estar junto do produtor no acompanhamento tcnico e na orientao para fazer o produtor ganhar mais pelo produto. Segundo ele a fruticultura rende um faturamento na regio em torno de 40 milhes. Poletto chamou ateno para o momento de transio na gesto dos municpios fazendo um apelo para a manuteno das parcerias com os setores tcnicos para no desarticular a integrao que existe. O coordenador citou que j tem municpio na regio onde a fruticultura representa representa 15% na economia.

Sebrae
    O coordenador regional do Sebrae, Geverson Souza, explicou que o programa Juntos para competir oferecer ferramentas para o setor produtivo do RS, se desenvolver. O Sebrae est oferecendo consultoria para os pequenos produtores se transformarem em empresas, melhorando a qualidade, gesto, despertando os pequenos empresrios para o empreendedorismo e a certificao dos produtos. O programa tem como parceiros o Senar e a  Farsul. Existem outros segmentos que esto enquadradas no programa, mas a fruticultura est entre as cadeias assumidas pela entidade para apoiar. Existem vrios projetos e um deles atinge a regio de Erechim. Gerverson acredita que alm de mudar o quadro fazendo o produtor se profissionalizar o programa vai preparar a sucesso na empresa familiar rural, para dar continuidade ao trabalho na terra.  Para o Sebrae a propriedade rural vista como uma empresa e como tal ela deve ser produtiva e lucrativa.

Secretaria
    Paulo Lipp Joo coordenador estadual do Pr-Frutas RS, e representante da Secretaria Estadual da Agricultura, destacou o papel de Erechim de congregar o interesse regional. Ele chamou ateno para a unio do setor como forma de desenvolvimento integrado. Lipp disse que o secretrio Joo Carlos Machado v a citricultura como uma alternativa de grande futuro para o meio rural.

Agncia
    Deoclcio Corradi, presidente da Agncia de Desenvolvimento Econmico do Alto Uruguai lembrou que no diagnstico do Planejamento Estratgico Regional a fruticultura se apresentou como de grande potencial na regio. A contribuio da Agncia ser coordenar s aes futuras de planejamento, ficando para os produtores e a rea tcnica a responsabilidade pela produo. Corradi convocou todos os segmentos envolvidos com o setor da fruticultura para o debate de um plano de ao regional para descobrir os problemas e estabelecer metas e caminhos a seguir. Quem faz, quando faz, como faz e qual o resultado que queremos alcanar, como feito nas empresas, finalizou.