Prefeitura Municipal de Erechim - VISAT lança projeto de cuidado com a saúde dos motoristas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18616/visat-lana-projeto-de-cuidado-com-a-sade-dos-motoristas

18/09/2023

VISAT lança projeto de cuidado com a saúde dos motoristas

Reconhecendo a importância dos motoristas no cotidiano da sociedade e cientes das longas jornadas que enfrentam diariamente ao volante, a Secretaria de Saúde através da equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), lançou o projeto “Saúde dos Motoristas”. Este projeto teve como ponto de partida os motoristas da própria Secretaria de Saúde, servindo como um projeto piloto.

O objetivo principal do projeto "Saúde dos Motoristas" é compreender as percepções dos motoristas em relação a como o trabalho pode afetar seu corpo e qualidade de vida, além de identificar quaisquer doenças preexistentes. Para atingir esse objetivo, a equipe da VISAT, composta por uma enfermeira, uma técnica em segurança e uma engenheira em segurança, contou com a colaboração de uma nutricionista e um fisioterapeuta.

Nesta fase inicial do projeto, foram realizadas coletas de dados por meio de um questionário estruturado, contendo perguntas abertas e fechadas que abordam diversos aspectos, desde a percepção dos motoristas sobre sua saúde até como o trabalho os impacta. Além disso, foram realizadas avaliações físicas, como medição de peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal (CA), Pressão Arterial (PA) e glicemia capilar (HGT).

Conforme explica Andréia Guella, engenheira em segurança do trabalho da VISAT a preocupação com a saúde dos motoristas vai além de garantir o bem-estar individual. “Entendemos que motoristas saudáveis são essenciais para a segurança de todos, incluindo passageiros e terceiros nas estradas. As longas horas ao volante podem levar a um desgaste físico e mental significativo, aumentando o risco de acidentes. Portanto, uma das maneiras de enfrentar esse desafio é compreender e respeitar os próprios limites, bem como manter a saúde em dia”, disse.