Prefeitura Municipal de Erechim - Programa 60 + promove saúde, bem-estar e longevidade com qualidade de vida aos idosos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18614/programa-60--promove-sade-bem-estar-e-longevidade-com-qualidade-de-vida-aos-idosos

18/09/2023

Programa 60 + promove saúde, bem-estar e longevidade com qualidade de vida aos idosos

Participantes avaliam positivamente as atividades realizadas no Centro de Convivência do Idoso

A essência do Investe + Erechim, maior programa de investimentos da história do município, é melhorar a qualidade de vida das pessoas. E isso vem sendo feito pela Prefeitura de Erechim de muitas formas. Uma dessas iniciativas é o Programa 60 + para mulheres e homens com 60 anos ou mais de idade. As atividades acontecem no Centro de Convivência do Idoso, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Rua Benjamin Mosena, número 181.

 

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o Programa 60 + é, totalmente, voltado à saúde e ao bem-estar dos participantes, com foco na prevenção de doenças. “Aqui são recebidas cerca de 400 pessoas por semana que realizam atividades diárias, ginástica laboral, academia, têm lazer e entretenimento, recebem palestras, aulas de alimentação saudável, informática, conversam, interagem, aprendem a se divertir, e isso faz muito bem para a saúde física e mental, reduzindo até, em alguns casos, a quantidade de remédios que tomam. O Programa 60 + é sinônimo de bem-estar e longevidade”, disse o prefeito.

 

Saúde e bem-estar para os idosos

 

Para Marly Salete Casanova de 65 anos, que frequenta o espaço há quatro meses é muito gratificante participar das atividades, bem como a troca de experiências. “Assim que eu soube dessa iniciativa da Prefeitura comecei a frequentar o 60+. Além disso eu faço propaganda para as minhas amigas que também agora fazem as atividades aqui. Eu adoro participar. Gosto muito das minhas colegas da academia e a professora é muito atenciosa com a gente. Além disso, é muito importante para a saúde física e mental. Só tenho a agradecer”, disse.

 

Nilce Salomoni da Silva, 65 anos, que frequenta o local há cerca de um ano o Programa 60+ veio para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Eu gosto muito daqui. Faço várias atividades. Participo da academia, da oficina da memória, da yoga, dos jogos, faço de tudo um pouco. A gente se diverte, compartilha, aprende, ajuda e a turma é muito legal. Ainda, é importante dizer que o que vem sendo trabalhado aqui ajuda muito a memória e isso é saúde”, afirma.

 

Osvaldo Zanella de 81 anos, morador de Erechim há pouco mais de cinco meses, se disse muito entusiasmado quando conheceu o programa. “Eu e minha esposa viemos de Curitiba e nunca tínhamos visto uma estrutura assim tão bem pensada para os idosos. Nós dois frequentamos o Programa 60+ cada um fazendo as suas atividades. Esse programa é espetacular tanto que eu e minha esposa viemos de três a quatro vezes por semana. Posso afirmar com toda certeza que a nossa vida melhorou com esse programa que é coisa de primeiro mundo mesmo. Muito obrigado”, declara.

 

Socialização e ambiente acolhedor

 

Para a coordenadora do Programa 60 +, Clarisse Maronesi, este é um projeto que incentiva a socialização dos idosos e, assim, assegura a realização dos seus direitos. “O Centro de Convivência do Idoso busca promover ações que garantam um envelhecimento ativo e saudável, bem como promovendo o seu bem-estar. Este programa foi articulado no plano de governo da atual gestão e teve sua formulação ainda no ano de 2021, iniciando as atividades neste ano”, explica a coordenadora.

 

Com um ambiente acolhedor e com muita interação, os integrantes do 60 + participam de atividades diárias, comenta a coordenadora Clarisse Maronesi. “São aulas de dança, câmbio, ginástica e de tecnologia. A infraestrutura do espaço foi pensada, detalhadamente, para que ofereça todo o amparo necessário, com uma equipe técnica e administrativa que orienta e coordenada tudo o que ali é desenvolvido”, disse.

 

Viver a melhor idade

 

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, ressalta que o Centro de Convivência do Idoso e o Programa 60+ são muito importantes por vários motivos. “Primeiro, porque diz respeito aos idosos, e segundo, porque proporcionam a possibilidade de envelhecer de forma segura, saudável e de maneira acolhedora”, comenta a secretária Clarice Moraes.

 

“Cada cantinho desse ginásio foi pensado para proporcionar um envelhecimento ativo, acolhendo nossos meninos e meninas, incentivando a prática de atividades físicas, de integração e convívio social, proporcionando momentos de alegria. Conto pra vocês, todas as vezes em que estou presente nas atividades saio renovada, a alegria contagiante que cada um emana transforma a gente, a troca de conhecimentos, é tão lindo acompanhar cada ação e em cada uma delas poder ver o brilho no olho, o sorriso largo, e esse ginásio vibra com a energia que só os nossos queridos participantes têm”, declara a secretária.

 

Estrutura com profissionais qualificados

 

O local – antigo Ginásio Bela Vista - foi escolhido para ser a sede do Programa 60 + para realizar as atividades. “É um local propício para o convívio social da comunidade, aqui tem toda a estrutura para os grupos do 60 + fazerem suas atividades num espaço amplo e com acompanhamento técnico de profissionais qualificados, que visam aproximação, interação em um local agradável e seguro. Venha conhecer e participar”, finaliza o prefeito.

 

Mais informações (54) 3520-7009 - ramal 8973.