Prefeitura Municipal de Erechim - Oficialmente aberta a 24ª Semana Municipal do Trânsito
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18613/oficialmente-aberta-a-24-semana-municipal-do-trnsito

18/09/2023

Oficialmente aberta a 24ª Semana Municipal do Trânsito

Programação vai até o dia 25 de setembro.

A 24ª Semana Municipal do Trânsito 2023, de Erechim, está oficialmente aberta, a cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim na manhã desta segunda (18). O tema deste ano é “No trânsito escolha a vida” e a programação vai até o dia 25 de setembro. A semana é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social e Diretoria de Trânsito.

“Momento único”

“Estou muito feliz e grata pela homenagem, momento único que vai ficar gravado no meu coração. Que honra e responsabilidade, porque vou representar todas que geram a vida e se destacam em outras profissões”, disse na abertura, Soeli Santos, diretora de Ensino do Centro de Formação de Condutores Erechim, e a primeira mulher a ser homenageada na Semana de Trânsito de Erechim.

Ela ressalta que o trabalho de conscientização no trânsito só é possível pela estrutura oferecida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social e Diretoria de Trânsito, a visão de governo, que valoriza a educação, a colaboração dos agentes de trânsito e a parceria das entidades que participam do projeto.

“Todos estão empenhados em conscientizar as pessoas, desde pequenos, sobre o trânsito, que é feito de pedestres, condutores e passageiros, todos fazem parte dele. Foi o compromisso com a sociedade desta equipe que me fez conquistar esta homenagem”, disse Soeli.

“Honra homenageá-la”

Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, é uma honra homenagear a primeira mulher na 24a Semana Municipal do Trânsito. “Que faz um trabalho voluntário e está sempre junto das ações da prefeitura”, disse o secretário.

“A Educação no Trânsito, programa permanente da Diretora de Trânsito, vinculada a Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, realizou no primeiro semestre deste ano, 8 palestras que envolveram 487 pessoas, 13 edições da Escolinha de Trânsito para 1.361 crianças, dois Cine Drive-In com 800 pessoas, que foram sucesso, totalizando quase 2.648 pessoas orientadas em algum projeto de conscientização do trânsito”, destaca o secretário, Mario Rossi.

O secretário destaca que o município tem um cuidado especial com a educação e não poderia ser diferente com o trânsito. “A educação no trânsito de Erechim começa na escola para que todos tenham conhecimento e consciência no trânsito”, disse.

Ele destacou que a secretaria não mede esforços para qualificar as ações de prevenção e educação no trânsito e cita, como exemplo, as novas aquisições, os óculos que simulam os efeitos de álcool, drogas e do sono, projeto inovador e pioneiro no Estado, e o aparelho moderno de etilômetro. “Que esta Semana do Trânsito seja ainda melhor, com mais êxito e impactante que as anteriores, porque o objetivo é sempre melhorarmos”, ressalta o secretário, Mario Rossi.

“Agradecer a todos vocês”

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que para ter uma cidade evoluindo, num bom momento econômico, avançando, em todas as áreas estratégicas, como saúde, educação, infraestrutura e lazer. “Porque estamos construindo pontes, fazendo parcerias, remando juntos, na mesma direção. E como o tema deste ano é ‘No trânsito escolha a vida’, eu vou falar sobre os últimos quatro dias em que entregamos um novo Centro de Parto Normal no nosso Hospital Santa Terezinha que é 100% SUS e faz 600 partos normais por ano”, destaca o prefeito.

“Além disso, o Santa Terezinha fez o primeiro transplante de coração, porque temos um hospital SUS que funciona, equipado, estruturado, recebendo investimentos e melhorias em serviços e infraestrutura”, ressalta o prefeito Polis, que acrescenta, “recentemente, entregamos uma UBS Escola, no bairro Progresso, que vai atender população de 20 mil pessoas”.

O prefeito enfatizou, também, a realização no último sábado do Feirão de Emprego, que atendeu mais de 1200 pessoas e recebeu 360 currículos.

“Importante ressaltar o comprometimento dos secretários, com uma vontade genuína em melhorar a nossa cidade, que tem uma força de tração extraordinária, em entregar serviços públicos mais eficientes à população. E cabe a mim como prefeito só agradecer a todos vocês, por tudo que está acontecendo, por este bom momento econômico”, enfatiza o prefeito Polis.

“Será uma Semana do Trânsito educativa e pedagógica, e homenagear uma mulher de talento, sensível, foi uma escolha bem-feita. A Semana do Trânsito serve para melhorarmos o nosso espírito, pensarmos mais no lado humano, porque só um ser humano pode ajudar outro ser humano”, conclui o prefeito Polis.

Programação

Dia 18 – 10h, abertura no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim

Dia 19 - Conscientização do uso da faixa de segurança com os alunos EMEI /Barão do Rio Branco - Travessia Segura

Dia 21 - Palestra em Entre Rios do Sul com utilização dos óculos que simulam os efeitos do álcool, drogas e do sono

Dia 22 - Na parte da manhã, atividades educativas e orientações sobre segurança de passageiros e motoristas do transporte por aplicativo, no Salão Nobre, das 9h às 11h.

À tarde, palestra com os taxistas, no Salão Nobre, com início as 14h até 16h

Dia 24 - Escolinha de Trânsito na Associação Comercial Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) no Encontro Municipal de Robótica.