Prefeitura Municipal de Erechim - Proeti é reconhecido através do Prêmio ODM Brasil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1861/proeti--reconhecido-atravs-do-prmio-odm-brasil

28/10/2008

Proeti é reconhecido através do Prêmio ODM Brasil

Proeti é reconhecido através do Prêmio ODM Brasil

Proeti é reconhecido através do Prêmio ODM Brasil
    Nesta quarta-feira (29) organizaes da sociedade civil e governos municipais que atuam nas mais diversas regies do Brasil em projetos de incluso social, alcance da cidadania e promoo dos direitos humanos sero agraciados com a 2 edio do Prmio ODM Brasil. A solenidade de premiao acontecer em Braslia, no Palcio do Planalto, s 15h30. Representam o municpio na cerimnia a Chefe do Gabinete do Prefeito Maria Elisa Zordan Franceschi e a Secretria Municipal de Educao Eni Maria Scandolara.
    A Prefeitura de Erechim, atravs do PROETI Programa de Educao em Tempo Integral, foi uma das 20 semifinalistas governamentais, e foi analisada por meio de visita tcnica, em campo, realizada no incio do ano, pelas tcnicas Alexandra Dolago da Assessoria da Presidncia da Repblica e Clarice Oliveira do Ministrio do Planejamento. Alm de 20 prefeituras municipais participaram da fase semifinal 22 organizaes da sociedade civil. Um comit tcnico eliminar dez projetos e submeter o relatrio dos escolhidos para um julgamento final, por um jri de notveis, que escolher os 20 premiados.
    Nesta segunda edio, o Prmio recebeu 1.062 prticas inscritas 572 de Organizaes e 490 de Prefeituras - que foram avaliadas por um comit tcnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM). Os premiados foram escolhidos com base nos seguintes critrios: contribuio para o alcance dos ODM; carter inovador; possibilidade de tornar-se referncia para outras aes similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integrao com outras polticas; participao da comunidade; existncia de parcerias; e manuteno da qualidade nos servios prestados. Essa nfase nos resultados respeita uma das principais caractersticas dos ODM, que impem metas concretas para cada pas no que diz respeito erradicao da extrema pobreza e da fome, promoo da igualdade entre os sexos e universalizao do ensino bsico, entre outras questes.

O Prmio
    O Prmio uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Lula na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. O Prmio ODM Brasil tem a finalidade de incentivar aes, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM).
     coordenado pela Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica, em parceria com o Programa Nacional das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenao tcnica do Prmio de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administrao Pblica (Enap). Na primeira edio do Prmio ODM Brasil, realizada em dezembro de 2005, 920 projetos e aes foram inscritos, dos quais 27 foram premiados.

O Proeti
    Considerando o interesse do Governo de Erechim, em criar um Programa que oferecesse aos alunos, condies para o desenvolvimento de suas potencialidades, promovendo sua participao e integrao no contexto social, foi implantado em maro de 2001 nas escolas urbanas da Rede Municipal de Ensino, o Proeti Programa de Educao em Tempo Integral.
    O projeto piloto foi desenvolvido inicialmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II, com o envolvimento de 300 de 4 a 6 sries, que participavam dos projetos AABB Comunidade Banco do Brasil, Gerao Futsal CER Atlntico, Apoio Escolar SESC, Ballet Clssico Escola Municipal de Belas Artes, e patinao.
    De acordo com a Secretria Municipal de Educao, Eni Scandolara, a idia era criar um projeto de vida, contemplando vrios contedos convencionais e atividades diversas, na rea de lazer, esporte, cultura, ecologia, informtica e outros. Buscou-se tambm as outras polticas chamadas sociais que se apresentam como ofertadoras de servios e espaos, que so uma oportunidade de ampliao de aprendizagem.
    O Programa iniciou de forma progressiva at contemplar todos os alunos de 4 a 8 srie das escolas municipais. Desde o seu incio, o Proeti vem sendo reconhecido atravs de prmios e distines como o Trofu Gestor Pblico realizado pelo Sindaf Sindicato dos Auditores de Finanas Pblicas do Estado; Programa de Gesto Pblica e Cidadania; Aes Scio Educativas que o Brasil tem para mostrar, publicao do Ministrio da Educao e Cultura; destaque dos projetos na revista Boas Prticas de Cultura Popular; Vitrine Social; e finalmente o Prmio ODM Brasil.
    Em 2006, o Proeti, trouxe como destaque, a oportunidade dos alunos freqentarem os projetos no perodo de frias escolares. Desde ento, nos meses de janeiro e fevereiro, so oferecidos projetos de esportes, informtica e dana, e tambm transporte, materiais e lanche para os alunos participantes. Em 2007 o programa foi ampliado gradativamente para os alunos dos anos iniciais e educao infantil das escolas municipais.
    De acordo com a Chefe do Gabinete do Prefeito Maria Elisa Zordan Franceschi, atualmente o Proeti contempla na Educao Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e anos finais 5.010 alunos com trs projetos universais e 27 projetos optativos. O programa em parceria com as entidades colaboradoras oferece atividades aos pais dos alunos em diversos reas, e pelo segundo ano consecutivo esto sendo oferecidas vagas para curso de informtica para os pais nos laboratrios das Escolas da Rede Municipal e o ciclo de palestras da Escola de Pais, dentro do projeto Integrao Escola Famlia.
        Segundo a Coordenadora do Programa Rita Capeletti, o PROETI, uma prtica inovadora e xitosa, pois conseguiu comprometer a comunidade Erechinense atravs de 23 entidades colaboradoras, e com 30 projetos oferecidos s crianas e adolescentes, desde a educao infantil, anos iniciais e anos finais. inovador, tambm, porque um de seus objetivos principais que estes alunos de classes menos favorecidas possam ter melhores perspectivas e elaborem um projeto de vida ao incorporarem os ensinamentos oferecidos, ficando longe do envolvimento em aes de marginalidade. Os resultados j esto constatados nas escolas: Maior envolvimento dos alunos, maior responsabilidade em aula e nas famlias, melhora acentuada na assiduidade escolar e a contribuio da comunidade escolar, reconhecendo o Programa e   aceitando-a em suas famlias.