Prefeitura Municipal de Erechim - Hospital Santa Terezinha realiza primeira captação de coração no município nos últimos 20 anos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18608/hospital-santa-terezinha-realiza-primeira-captao-de-corao-no-municpio-nos-ltimos-20-anos

18/09/2023

Hospital Santa Terezinha realiza primeira captação de coração no município nos últimos 20 anos

Além do coração, foram captados rins, fígado e córneas

Nesta segunda-feira (18) a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) realizou um procedimento histórico no município. Foi realizada a primeira captação de coração em Erechim nos últimos 20 anos. Vale ressaltar que o mês de setembro é conhecido pela conscientização pela Doação de órgãos, e essa captação coroa esse mês temático.

 

De acordo com a direção da FHSTE, em um momento de muita dor, a família de um jovem aceitou a doação de órgãos, após diagnóstico de morte encefálica. “Essa foi uma captação especial, onde rins, fígado, córneas e o coração puderam salvar outras vidas. Vale destacar que foi a primeira vez que um coração foi captado no município nos últimos 20 anos”, disseram.


Para o procedimento, duas equipes vinculadas a Central de Transplantes do Estado se deslocaram para Erechim nessa manhã, realizando a captação dos órgãos e tecidos, que foram encaminhados a Porto Alegre, sendo que o coração será imediatamente transplantado.


O Hospital Santa Terezinha, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) agradece a família pelo gesto nobre. “Nossa família optou pela decisão de doar pois esse gesto irá de certa forma nos dar conforto pois sabemos que o coração dele e os órgãos irão manter-se vivos em outras pessoas”, disseram os familiares do doador.