Prefeitura Municipal de Erechim - Olimpíada Estudantil é marcada por integração, inclusão e educação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18559/olimpada-estudantil--marcada-por-integrao-incluso-e-educao

05/09/2023

Olimpíada Estudantil é marcada por integração, inclusão e educação

Encerramento aconteceu nesta terça-feira (5). Colégio Estadual Professor Mantovani foi o vencedor do ranking de medalhas.

Depois de quase dois meses, mais de mil estudantes de 9 a 16 anos, competindo em nove modalidades olímpicas e paraolímpicas, chegou ao fim nesta terça-feira (5), a Olímpiada Municipal Estudantil e 1ª Etapa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) - Edição 2023, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, Secretaria Municipal de Educação e apoio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

A cerimônia de premiação aconteceu no Ginásio do SESI, com a presença de representantes e estudantes das 20 Escolas Municipais, Estaduais e Privadas que participaram desta edição. A premiação foi acompanhada pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sérgio Alves Bento, vereadores Ale Dal Zotto e Sandra Picoli, secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, secretário adjunto Ilgue Rossetto, diretora de Esportes, Karla Chaves Loureiro, secretária de Educação, Verenice Lipsch, secretária adjunta Greicimara Nascimento, chefe da Divisão Pedagógica da 15ª CRE, Taciana Vendruscolo e assessor de esportes da 15ª CRE, Ilário Bellé Júnior.

 

Os atletas receberam as medalhas ao fim de cada modalidade e na cerimônia, foram destacadas as escolas que mais receberam medalhas durante a competição. Confira os vencedores:

 

1º Lugar: Colégio Estadual Professor Mantovani

2º Lugar: Escola Estadual Dr. João Caruso

3º Lugar: Escola Estadual Prof. João Germano Imlau

 

Além disso, a Escola Marista Medianeira recebeu uma premiação especial por incentivar a inclusão na Olímpiada Municipal Estudantil.

 

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, agradeceu o apoio das escolas e dos professores que integraram a Olímpiada Municipal Estudantil. “O esporte tem ensinado vocês, no dia-a-dia, ser pessoas melhores, acreditar nos valores da convivência e da inclusão social – esse é nosso objetivo. Fazermos essa ponte e acreditar que o esporte pode melhorar e transformar a vida de vocês”, destacou a secretária.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, parabenizou todas pessoas que fizeram parte da organização. “Aqui tivemos a convivência de Escolas Públicas e Privadas, de forma respeitosa. Quero agradecer a cada aluno, professor e quem ajudou organizar esse grande evento”, comentou. Ele ainda fez questão de destacar o espirito de equipe dos atletas. “Tem gente que luta a vida inteira pra construir uma equipe vencedora e vocês que estão aqui hoje, estão mostrando que são vencedores por ter esse espírito de equipe! Aqui importa que todos competiram com espirito colaborativo, social e humano. Isso a gente aprende estando junto com outras pessoas. Isso se chama cidadania”, finalizou o prefeito Polis.

 

Ao fim da cerimônia, aconteceu uma demonstração do Dojang Losado Taekwondo e Hapkido, do Professor Felipe Mendes Losado, com o número “Importância da Inclusão”, seguida da demonstração de tênis de mesa, com os atletas erechinenses, Luís Henrique Olczevski e Maurício Zardo.