Prefeitura Municipal de Erechim - Ciclo de Palestras sobre Citricultura acontece nesta quarta e quinta-feira
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18213/ciclo-de-palestras-sobre-citricultura-acontece-nesta-quarta-e-quinta-feira

27/06/2023

Ciclo de Palestras sobre Citricultura acontece nesta quarta e quinta-feira

Evento é considerado o mais importante do Sul do Brasil para o setor.

Ciclo de Palestras sobre Citricultura acontece nesta quarta e quinta-feira

Considerado o evento do setor mais importante do Sul do Brasil, o 24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura acontece nesta quarta (28) e quinta-feira (29), em Erechim. A ideia é proporcionar um encontro da pesquisa e universidades com a assistência técnica, além dos citricultores, para trocarem informações importantes sobre a cultura e o setor. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim é gratuito com inscrições podendo ser feitas no local, no dia do encontro. São esperados 350 participantes.

 

Programação

 

A programação do primeiro dia (28/06) inicia às 8h e contará com palestras que irão abordar diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, análise setorial e perspectivas, estratégias e controles, novas variedades e práticas de manejo, entre outras. A abertura oficial será às 18h. As atividades serão no Auditório da URI Erechim. Já no segundo dia (29/06), pela manhã, haverá visita técnica no município de Aratiba, com abordagens de sistematização, implantação e manejo de pomares jovens. Clique aqui e confira a programação completa.

 

Conforme o assessor técnico da Câmara Setorial de Citricultura da Seapi, engenheiro agrônomo Paulo Lipp, o ciclo é realizado de forma itinerante por convite de municípios que estão em regiões de expressão na Citricultura. “O Alto Uruguai destaca-se por ser a maior região produtora de laranjas para suco no Rio Grande do Sul. São 3.100 hectares plantados”, pontua. “Além de 380 hectares de bergamota e cerca de 1.200 produtores que trabalham com citricultura”, destaca o assessor técnico.

 

Na abertura oficial, haverá uma homenagem pelos relevantes serviços prestados na Citricultura ao servidor Lipp e ao produtor de citros João Batista Griebler.

 

Patrocínio e apoio

 

O evento conta ainda com patrocínio de Sicredi UniEstados, Cresol Centro-Sul RS/MS, Uniprime, CECAFES, Kesoja, Cooperval, Agronomia URI Erechim, Tecnovin, Top Formaturas, Viveiro Mondini, Viveiros Weber, Viveiro Naldo Rosário do Sul e apoio do SEBRAE.

 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, diz que esse será um importante evento para a região. “Vamos mostrar nossa hospitalidade recebendo produtores, técnicos e investidores da área de citricultura de todo Estado e também de Santa Catarina. Será um grande e produtivo evento”, destaca o secretário.