Prefeitura Municipal de Erechim - Educação profissional e inovação para trabalho
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18159/educao-profissional-e-inovao-para-trabalho

14/06/2023

Educação profissional e inovação para trabalho

Núcleo de Inovação para o Trabalho que já está em funcionamento, realizou cerimônia de aula inaugural.

Na noite desta terça-feira (13), aconteceu a aula inaugural do Núcleo de Inovação para o Trabalho (NIT), nas dependências do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali. A cerimônia oficializou a abertura das atividades do Núcleo, que já está em funcionamento desde o dia 19 de maio. A implementação do NIT é uma ação conjunta entre a Secretaria da Educação e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, que desde 2022 vem sendo articulada e desenvolvida, com apoio da Prefeitura de Erechim.

 

A cerimônia contou com a presença da coordenadora regional de Educação, Juliane Bonez, da superintendente da Educação Profissional, Tamires Fakih, do assessor da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Alencar Loch, dos secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, da secretária de Educação, Verenice Lipsch, do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento, da diretora do Colégio Haidée, Maribel Haas de Toledo, autoridades civis, professores, servidores da 15ª CRE, estudantes e comunidade em geral.

 

Inovação para o Trabalho

 

O Núcleo de Inovação para o Trabalho – NIT, é um espaço para a formação profissional aberto à comunidade, com foco no desenvolvimento de competências inovativas voltadas para o mundo do trabalho. Tem como objetivo principal, potencializar a aproximação e inserção no mercado do trabalho de forma qualificada e sustentável, buscando estimular a geração de emprego e renda, alinhado às necessidades socioeconômicas de Erechim e região. Através da oferta de cursos de curta duração, o NIT tem o papel de contribuir para a inclusão da comunidade no ambiente escolar técnico, aumentando significativamente a possibilidade da continuidade dos estudos e o ingresso no mundo profissional.

Instalado no Colégio Haidée Tedesco Reali, o Núcleo oferta o curso na área de elétrica em instalação industrial, com carga de horária de 50h. “Proporcionar cursos de capacitação para o mercado de trabalho, é o grande objetivo do NIT. A educação profissional vêm sendo uma grande frente de atuação da Secretaria de Educação em parceria com Secretaria do Trabalho, com a finalidade de garantir uma educação que esteja sintonizada com a demandas da sociedade e do mercado. Esse Núcleo dinâmico e adaptado à realidade atual da educação técnica, irá auxiliar para que os estudantes sigam suas formações, se capacitando e atualizando seus conhecimentos”, afirmou a superintendente SUEPRO, Tamires Fakih.

“Esse trabalho conjunto é muito importante para o desenvolvimento profissional de Erechim e região, que possui um grande potencial em oferta de empregos. Nossa atuação vai muito além de garantir os direitos trabalhistas, buscando incentivar a todos que busquem a qualificação profissional através da capacitação e da educação, trabalho este que estamos desenvolvendo com a Seduc”, afirmou o assessor da Secretaria de Trabalho, Alencar Loch.

Cursos de Educação Profissional

 

Sendo uma referência muito tradicional na Educação Profissional, o Colégio Estadual Heidée Tedesco Reali, há muitos anos oferece cursos técnicos à comunidade. Atualmente a escola oferta o curso técnico integrado ao ensino médio em Mecânica e Eletrotécnica, o curso técnico subsequente em Contabilidade e, agora passa a ofertar o curso do NIT. “Recebemos com muita alegria o NIT e os cursos profissionalizantes que o Núcleo irá ofertar. Nós da equipe diretiva, juntamente com nossa equipe de docentes qualificada, seguimos mantendo o compromisso em oferecer um ensino de qualidade, que atenda às demandas do mercado de trabalho. Incentivamos nossos estudantes à formação básica e profissional, lembrando-os sempre, que a educação abre portas e que o lema da escola – Do Haidée para o mundo – é possível e real”, afirmou a diretora, Maribel Haas de Toledo.

A coordenadora regional de Educação, Juliane Bonez, agradeceu a todos os envolvidos no processo de implementação do NIT, que contou com diversas parcerias entre secretarias do Estado, e também entre a CRE e a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, que colabora desde as primeiras tratativas. “A parceria entre os entes públicos é fundamental na construção de políticas públicas em prol da Educação. A prefeitura sempre muito parceira de nossas ações, esteve presente nesse processo nos auxiliando na análise das demandas educacionais e profissionais de Erechim, possibilitando a implementação deste primeiro curso do NIT, que atende às necessidades profissionais de nossa cidade. Desejamos que o Núcleo siga com seu propósito, levando aos envolvidos o crescimento pessoal e profissional, sempre permeado pela transparência e compromisso com a qualidade da educação gaúcha”, afirmou.

 

Encerrando a cerimônia, os professores dos cursos técnicos da escola, que também atuam no NIT, promoveram uma roda de conversa sobre a importância da qualificação profissional, a constante capacitação e reciclagem que os profissionais atuais necessitam realizar, bem como reiteraram a importância do Núcleo para rede educacional e para o mercado de trabalho de Erechim. Participaram do momento o coordenador do NIT, William Onofre, e os professores Reginaldo Bolis, Angélica Alves, Necleto Pansera e Márcio Machi.

 

Núcleos de Inovação para o Trabalho

 

Com recursos financeiros oriundos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional para a implantação de, pelo menos, um NIT por regional, no ano de 2022, 31 Núcleos foram criados no RS. O fomento foi utilizado para obter materiais de consumo, com o propósito de reformar os espaços físicos que sediam os NITs e também para a aquisição de itens permanentes, para qualificar a oferta dos cursos. Coube à SUEPRO/SEDUC fazer a gestão pedagógica dos cursos e de recursos humanos para oferta de mais de 20 cursos no ano passado, que representaram mais de 1000 horas de formação, impactando a vida de mais de 500 concluintes. Neste ano, até o momento, os NITs contam com mais de 700 alunos matriculados em mais de 60 cursos de curta duração.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, destacou a importância da parceria. “Estamos constantemente em contato com os Recursos Humanos das empresas, pra entender a demanda que eles tem e disponibilizar qualificação aos erechineneses. O NIT vem para agregar ainda mais nossa capacidade de formação e qualificação”, destacou o secretário.

 

Fotos: Ascom 15ª CRE