Prefeitura Municipal de Erechim - Vigilância Ambiental realiza 2,6 mil desratizações e desinsetizações de bocas de lobo este ano
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18138/vigilncia-ambiental-realiza-26-mil-desratizaes-e-desinsetizaes-de-bocas-de-lobo-este-ano

07/06/2023

Vigilância Ambiental realiza 2,6 mil desratizações e desinsetizações de bocas de lobo este ano

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, tem o combate a vetores e pragas urbanas como uma preocupação constante, com ênfase especial ao controle de ratos, baratas e mosquitos por meio de desratização e desinsetização. Esse trabalho essencial é realizado durante todo o ano, focando principalmente as bocas de lobo da cidade. No entanto, nos meses mais quentes, em que o aumento da população dessas pragas é mais perceptível, a intensificação das ações se torna necessária.

O trabalho de combate a vetores e pragas urbanas é realizado de acordo com a demanda da população e por meio de análise das necessidades identificadas. Neste ano, a demanda aumentou em cerca de 100%, o que levou à contratação de uma empresa especializada, já que o número de funcionários do setor não foi suficiente para atender à crescente procura.

Desde janeiro foi realizado o serviço em aproximadamente 2.600 bocas de lobo. Desse total, 950 foram atendidas pela empresa contratada, enquanto o restante ficou a cargo dos profissionais da Vigilância Ambiental. Essas ações são de extrema importância para garantir a saúde pública, prevenindo a disseminação de doenças.

Na noite de terça-feira (6) a secretária de Saúde, Éclesan Palhão acompanhou de perto o trabalho realizado, no qual foram tratadas 150 bocas de lobo. A presença dos gestores durante as ações de prevenção demonstra o comprometimento dos mesmos com a saúde e bem-estar da população, buscando garantir um ambiente urbano mais seguro e saudável para todos.

“Essas pragas representam sérios riscos à saúde pública, uma vez que podem transmitir diversas doenças e agravos. O aumento da população desses vetores durante os meses mais quentes exige uma ação intensificada por parte de nossa equipe. A população também desempenha um papel fundamental ao adotar práticas de cuidado com o lixo, higiene e saneamento adequadas em suas residências, contribuindo para o sucesso desses esforços conjuntos.” destaca a secretária de Saúde.