Prefeitura Municipal de Erechim - ACCIE e Prefeitura lançam a Expo Erechim 2023
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18116/accie-e-prefeitura-lanam-a-expo-erechim-2023

02/06/2023

ACCIE e Prefeitura lançam a Expo Erechim 2023

O evento terá entrada gratuita e será realizado nos dias 2 a 5 de novembro. Com o tema "Nossas Conexões Criam Oportunidades e Negócios", programação vai ter também, nesta edição, Festival de Danças e parque de diversões

Uma feira de negócios, tecnologia e inovação. Assim pode ser definida a Expo Erechim 2023, que está na 2a edição, com o tema “Nossas Conexões Criam Oportunidades e Negócios”, que será realizada de 2 a 5 de novembro e terá entrada gratuita. A programação foi lançada, na manhã desta sexta-feira (2), no Polo de Cultura no parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flavio Tirello, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Alves Bento, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, secretários municipais, imprensa, representantes das entidades e empresas e comunidade. A programação é uma promoção da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) em parceria com a Prefeitura de Erechim.

Na abertura, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, disse que a Expo Erechim 2023, terá um viés, principalmente, de negócios, será direcionada para isso, mesmo tendo na programação o festival de dança e parque de diversões. “Com certeza a feira será um sucesso e com atrações para toda a família. Importante ressaltar o apoio da Prefeitura de Erechim, sem ele não seria possível fazer esta programação”, observa o presidente Darlan. Ele ressaltou o apoio, também, do CODER, CDL Erechim e Unindústria.

Na área externa do parque, explica o presidente Darlan, terá exposição de máquinas industriais, equipamentos agrícolas e feirão de carros. Nos pavilhões, empresas da construção civil, imobiliárias, engenharia e arquitetura, comércio, agronegócio, exposição de animais e área multissetorial. A Expo terá praça de alimentação, Casa do Gaúcho, lanchonetes e a presença da agricultura familiar. “Nosso objetivo é fazer com que a comunidade tome posse, e cada dia mais, do parque da ACCIE, que é de todos”, disse

Feira econômica e social

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que a questão econômica da feira é, sem dúvida, fundamental, mas também o aspecto social do evento. “Esta é uma feira importante porque é uma oportunidade para mostrar os serviços e tudo que foi feito ao longo destes 105 anos de história de Erechim. E, dentro disso, tem a questão social, que mexe com a autoestima da população, porque os pais, mães, filhos, poderão mostrar para os seus familiares o que eles fazem e como contribuem para a construção da nossa Erechim”, disse o prefeito Polis.

“Não podemos esquecer de lembrar que o município tem, hoje, 16.5 mil CNPJs ativos, é a 20a maior economia do Rio Grande do Sul e está entre as 500 maiores do Brasil. Temos muito o que mostrar e a feira é o lugar certo. As grandes construções são sempre coletivas, e neste processo é importante olhar o que já foi feito, avaliar, acertar o passo, para sempre evoluir”, destaca o prefeito.

O prefeito Polis enfatiza que os recursos aplicados na feira são investimentos públicos para fazer a roda da economia girar e se retroalimentar. “São investimentos para movimentar a parte econômica e, também, social, porque tocam na parte afetiva da comunidade, geram identidade”, disse ele.

O vice-prefeito, Flavio Tirello, lembrou que a primeira edição da Expo foi de muito aprendizado, num momento crítico em que se estava saindo de uma pandemia mundial. “E deu certo. E esta será uma feira para todos os gostos, com muitos negócios, cultura e inovação”, afirma o vice-prefeito.

Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Alves Bento, disse que o Poder Legislativo está sempre à disposição para participar de grandes projetos que auxiliem o município a gerar emprego e renda. “Somos parceiros dos projetos que ajudam a construir uma cidade melhor”, disse o presidente do Legislativo.

Festival de Dança

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, disse que o Parque da ACCIE tem amplas instalações para receber os grupos de dança. “O Festival de Danças será inovador e vai quebrar paradigmas e fortalecer o turismo de Erechim”, disse a secretária.

O Festival de Dança foi planejado tendo como referência os grandes festivais do Brasil, com diversidade de ritmos, rock, gaúcho, sertanejo, e várias modalidades, em grupo e individual. A inscrição será gratuita, haverá premiações e trabalho de formação com as escolas do município.

Linha de frente

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, disse que a secretaria vai promover diversas atividades na feira, com muitas informações para qualificação profissional, empreendedores, empresários e na área de inovação e tecnologia. “Vamos estar na linha de frente ajudando a construir uma grande feira, e preparados para receber a população de Erechim e região”, disse o secretário.