Prefeitura Municipal de Erechim - Transformação Digital amplia conexão com comunidade, dá mais efetividade e transparência aos serviços públicos

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01/06/2023

Transformação Digital amplia conexão com comunidade, dá mais efetividade e transparência aos serviços públicos

A partir de agora, com 72% dos serviços on-line, a Transformação Digital entra em uma nova etapa, mais complexa e sistêmica em que a colaboração dos secretários, servidores, DTI e da população é fundamental para avançar

Transformação Digital amplia conexão com comunidade, dá mais efetividade e transparência aos serviços públicos

Os integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reuniram, na manhã desta terça-feira (30), para avaliar o andamento da 3ª onda da Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, alguns pontos específicos, como abertura de processos, empenhos, notas fiscais, pontos e efetividade. A digitalização chega a 72% dos serviços públicos on-line, via site ou aplicativo SysCidadão, está reduzindo custos administrativos, proporcionado serviços públicos mais ágeis e eficientes à população.

O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, explica que o processo de Transformação Digital está ampliando a conexão com a comunidade, dando mais efetividade e transparência aos serviços públicos.

“A Transformação Digital dos serviços aumenta a conectividade com a população e, por consequência, facilita o acesso, por meio da tecnologia, que se torna um instrumento para os serviços públicos serem solicitados e verificados, e, desta forma, precisam estar em constante aprimoramento. Assim começamos a construir os pilares de uma cidade mais inteligente e sustentável”, observa o secretário e coordenador, Edgar Marmentini

Complexidade e revisão dos fluxos dos processos

O diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, explica que a 3ª Onda da Transformação - todas as alterações nos processos desde o início - está exigindo uma revisão nos fluxos dos processos e um novo padrão cultural no comportamento dos servidores e da população. “Os resultados são positivos e as pessoas estão vendo isso na prática, porque está diminuindo a burocracia e sendo mais fácil acessar os serviços públicos”, explica.

No entanto, acrescenta o diretor, a partir dos 72%, a Transformação Digital passa a ter um grau maior de complexidade, porque cada passo está inter-conectado com toda estrutura administrativa e seus respectivos fluxos de trabalho. “A colaboração dos secretários, servidores, Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) e da população está sendo fundamental para a nossa nova realidade, e será ainda mais importante daqui para frente”, ressalta o diretor.

Reestruturação externa

Segundo o diretor da Diretoria de Tecnologia e Informação, Harisson dos Santos Strasburges, que faz parte da Secretaria da Administração, parceira do Gabinete de Transformação Digital, a prefeitura está fazendo uma série de investimentos para modernizar a infraestrutura, e as inovações e mudanças nos processos. “Estamos melhorando a estrutura física, com novos equipamentos, e alguns que estão para entrar em licitação como, por exemplo: um novo datacenter, um gerador e um novo firewall, dispositivo de segurança que monitora o tráfego de rede”, explica ele.

A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança e o Gabinete de Transformação Digital e envolve o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

Acesso com a senha Gov.br

O cidadão também pode acessar os serviços on-line da prefeitura utilizando o login do Gov.br para pessoas físicas. Confira o passo a passo: 1o) acessar o site “Prefeitura de Erechim” através do link: https://www.pmerechim.rs.gov.br/; 2o) Serviços online; 3o) clicar em “Entrar”, no canto direito da página; 4o) acessar o ícone “Entrar com gov.br” e digitar a senha

Outros serviços

Além do acesso com a senha Gov.br, a Transformação Digital disponibiliza muitos serviços digitais, entre eles, o IPTU On-line, com pagamento via PIX, QR Code e código de barras no celular; geração do E-Social; orçamento on-line para compras e licitações; abertura e acompanhamento de ordens de serviços; disponibilização de documentos digitais; e, os serviços on-line do PROCON.

A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança e o Gabinete de Transformação Digital e envolve o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).