Prefeitura Municipal de Erechim - Capela, ginásio, salão comunitário, passeios públicos, praças, academias, tubulações e asfaltos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18082/capela-ginsio-salo-comunitrio-passeios-pblicos-praas-academias-tubulaes-e-asfaltos

29/05/2023

Capela, ginásio, salão comunitário, passeios públicos, praças, academias, tubulações e asfaltos

Essas são algumas das ações do programa Meu Bairro Melhor realizadas ao longo destes dois anos. "Estamos, permanentemente, conversando com as lideranças comunitárias", disse o secretário, Paulo Jeremias dos Santos

O funcionamento do programa Meu Bairro Melhor, da Prefeitura de Erechim, mudou com a lei 13.019, que estabeleceu critérios para o bom uso dos recursos públicos. Entre as principais mudanças está a necessidade de realização do chamamento público para fazer a parceria com o município e sempre atendendo o interesse social. Mesmo assim, o programa Meu Bairro Melhor continua sendo efetivo, uma ferramenta importante do Poder Público para dialogar e atender as demandas comunitárias.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, a equipe do Meu Bairro Melhor está, permanentemente, conversando com as lideranças comunitárias, circulando pelos bairros para entender as necessidades dos moradores e de portas abertas para mostrar o andamento do programa. “A seguir apresentamos algumas das ações realizadas nestes 29 meses, obras e serviços concluídos e entregues e em andamento no município”, disse o secretário.

Capelas mortuárias

“A Capela do Loteamento Anzanello está em fase de construção, com cerca de 80% das obras executadas. Esta é uma solicitação de muitos anos da comunidade que em breve estará pronta. Outra é a Capela do Bairro Jaboticabal que já está à disposição do bairro”, afirma.

Iluminação pública

O programa transferiu recursos para troca de 1000 novas lâmpadas no município.

Reformas e melhorias

Conforme o secretário, o Ginásio Dom Pedrinho, no Bairro Cristo Rei, já foi concluído. O Ginásio do Bairro Copas Verdes está aguardando a colocação de refletores para ser entregue a comunidade. “Esta obra estava parada há anos e, agora, está sendo finalizada pelo programa Meu Bairro Melhor”, afirma.

O ginásio do Bairro Petit Village está com o processo licitatório em andamento. O ginásio do Bairro Paiol Grande está aguardando documentação da empresa ganhadora para logo em seguida iniciar a reforma. O ginásio do Distrito de Jaguaretê está com processo aberto para colocação das redes.

Salão comunitário

A primeira etapa do salão comunitário do bairro Presidente Vargas está concluída. As melhorias do salão da Linha fascículo já foram executadas.

Praças e a academias ao ar livre

“Já entregamos a praça e academia ao ar livre no bairro Boa Vista. Estamos executando nos bairros Novo Atlântico, Koller e no bairro Linho, academia ao ar livre, com passeio ao entorno da praça, e, também, a praça do bairro Zimmer. O projeto da praça do bairro São Cristóvão está sendo elaborado e nos próximos dias será licitado”, comenta.

Passeios e guarda-corpo

“Fizemos o passeio público na rua João Batiston, no bairro Bandeirante e no bairro Imigrante, e está sendo feito o passeio público no bairro Koller”, afirma o secretário.

A instalação do guarda-corpo no início da rua David Pinto de Souza, que dá acesso ao bairro Cerâmica, é outra obra do Meu Bairro Melhor. “São 75,5 metros de guarda-corpo para segurança da população que precisa passar todo dia neste local”, destaca ele.

Tubulação e asfalto

O programa Meu Bairro Melhor, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, fez a substituição da tubulação no Bairro Rio Tigre. “Solicitação muito antiga da comunidade, que foi resolvida pelo programa. Também fez a solicitação de alguns asfaltamentos, como das ruas Amerilda Lino Kallefe, Valéria Rossi, Setembrino Manttese e Eduardo Waskiéwic”, observa.

O programa Meu Bairro Melhor atende demandas de pequeno porte em parceria com outras secretarias. “Para fazer britagem, melhorar a infraestrutura das sedes comunitárias, do campo de futebol, estradas, doando cadeiras, mesas, armários usados para uso comunitário”, relata o secretário.

Repasses de emendas impositivas

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, o programa também repassa recursos de emendas impositivas dos vereadores para as associações de moradores. “Em 2020/2021, foram repassados recursos para o bairro Parque Lívia, José Bonifácio, Porto Seguro e CTG Recanto do Quero-Quero”, destaca.

“Importante ressaltar a sincronia que a Secretaria de Planejamento e o setor Meu Bairro Melhor tem com as outras secretarias, que são parceiras do programa, e todos estão sempre com um só objetivo: o bem-estar da comunidade”, finaliza o secretário.