Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Meio Ambiente realiza trilha guiada em alusão ao Dia Nacional da Mata Atlântica
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18073/secretaria-de-meio-ambiente-realiza-trilha-guiada-em-aluso-ao-dia-nacional-da-mata-atlntica

26/05/2023

Secretaria de Meio Ambiente realiza trilha guiada em alusão ao Dia Nacional da Mata Atlântica

Na trilha, servidoras da pasta acompanharam os alunos e conversaram sobre a história, características, biodiversidade e importância da conservação do bioma

No dia 27 de maio comemora-se o dia da Mata Atlântica. Em alusão a este dia, a Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Educação Ambiental, realizou uma trilha guiada diferenciada no Parque Longines: A Trilha da Mata Atlântica aconteceu na manhã desta sexta-feira (26).

 

Os alunos do Colégio Estadual Professor Mantovani foram os contemplados pela atividade. Na trilha, servidoras da pasta acompanharam os alunos e conversaram sobre a história, características, biodiversidade e importância da conservação do bioma. Durante a caminhada, exemplos de fauna e flora que compõe a Mata Atlântica da região foram mostrados. Dentre as espécies vegetais ocorrentes no Parque, destacam-se: bromélias, orquídeas, araucárias, cedro, jacarandá; e animais como o tatu-galinha, gambá, graxaim, tucano-de-bico-verde, saíras, jacuaçu, grimpeiro, entre outros. Além disso, os alunos receberam material educativo com informações sobre o Bioma.

 

Saiba mais sobre a Mata Atlântica

 

Apesar de 72% da população brasileira viver na Mata Atlântica, será que essas pessoas sabem disso e conhecem os benefícios dessa floresta?

 

Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, abrigando diversas espécies endêmicas, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela. Estima-se que metade dos alimentos consumidos em nosso país origina-se na Mata Atlântica. O bioma, rico em nascentes e mananciais, abastece as cidades e comunidades do interior, regula o clima (temperatura, umidade, chuvas), abriga comunidades tradicionais, proporciona paisagens cênicas e preserva um patrimônio histórico e cultural imenso.

 

A Mata Atlântica é um bioma composto por um conjunto de florestas e ecossistemas que corresponde a 15% do território brasileiro, distribuída em 17 estados. Originalmente, o bioma ocupava cerca de 1,3 milhões de km² em milhares de fragmentos, da região litorânea aos planaltos e serras do interior, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Desde a colonização, essa área vem sofrendo com desmatamento, queimadas e degradação do ambiente, sendo a floresta mais devastada do país. É por isso que, atualmente, a vegetação corresponde a apenas 7% da mata original.

 

O clima da Mata Atlântica é predominantemente tropical úmido, influenciado pelas massas de ar úmidas vindas do Oceano Atlântico. Apresenta também outros microclimas ao longo da mata, uma vez que as grandes árvores que compõem a vegetação geram sombra e umidade. Suas temperaturas médias e umidade do ar são elevadas durante o ano todo e as chuvas são regulares e bem distribuídas.

 

O bioma é composto por formações vegetais como a Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Aberta, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, na Mata Atlântica existem aproximadamente 20.000 espécies vegetais correspondentes a mais de 35% das espécies existentes no Brasil.

 

Da flora, 55% das espécies arbóreas e 40% das não-arbóreas são endêmicas ou seja só existem na Mata Atlântica. Estima-se que 8 mil espécies vegetais sejam endêmicas da Mata Atlântica. Encontram-se bromélias, begônias, orquídeas, ipê, palmeiras, quaresmeira, pau-brasil, cipós, briófitas, araucária, jacarandá, peroba, jambo, jabuticabeira, imbaúba, cedro, andira, ananás e figueiras. Segundo as pesquisas atuais, 200 espécies vegetais brasileiras estão ameaçadas de extinção, sendo que 117 pertencem a esse bioma.

 

Da mesma maneira, a fauna é muito rica. A Mata Atlântica abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes. Muito desses animais correm o risco de extinção, como o mico-leão-dourado, bugio, tamanduá-bandeira, veado, gambá, cutia, tatu-canastra, mono-carvoeiro, arara-azul-pequena, lontra, quati, anta, onça-pintada, jaguatirica, capivara, etc.

 

No RS restam apenas 7,5% de áreas remanescentes de Mata Atlântica, com alto grau de fragmentação em relação a cobertura original. A presença predominante de vegetação florestal dá suporte, no RS, a diversos ecossistemas como, por exemplo, as Matas de Araucária, Matas Estacionais Deciduais e Semi-Deciduais em relevo diversificado. Atualmente, o muncípio de Erechim abriga uma área de 1.860,65 ha de Mata Atlântica.

 

A educação, a conscientização e a experiência de estar em contato com a natureza têm o poder promover um senso maior de pertencimento com a Mata Atlântica e o desejo de preservar nossas florestas. Pela importância da Mata Atlântica, é preciso garantir a proteção e o desmatamento zero das florestas nativas e incentivar a sua conexão com a restauração da mata. Faça a sua parte!