Prefeitura Municipal de Erechim - Estudo técnico para segurança viária é apresentado ao prefeito Polis
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18018/estudo-tcnico-para-segurana-viria--apresentado-ao-prefeito-polis

16/05/2023

Estudo técnico para segurança viária é apresentado ao prefeito Polis

Foram analisados 28 pontos do município, alguns deles, com registro de muitos acidentes e inclusive com mortes. O objetivo é implantar dispositivos de controle eletrônicos de velocidade nestas áreas, com foco na segurança das pessoas

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou da reunião de trabalho, na manhã desta terça-feira (16), no Salão Nobre, para apresentação do estudo técnico para redutores de velocidade nas vias do município, feita pelo engenheiro de transporte, Guilherme Belegante. Estavam presentes, também, o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini; o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi; o secretário adjunto, Rafael Colet; o coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli; o diretor de Trânsito, Eleniltom José Pires de Lima; e, o engenheiro da prefeitura, Jonathan Medeiros.

Inicialmente, o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, disse que este é um pontapé inicial, e o objetivo do estudo é buscar informações técnicas para subsidiar qualquer decisão futura sobre a instalação destes equipamentos no trânsito de Erechim. “Se confirmada, a implantação será gradativa”, disse o secretário.

Pontos críticos

Segundo o engenheiro de tráfego, Guilherme Belegante, o estudo técnico se deu em pontos com registro de muitos acidentes e inclusive alguns com mortes, e foi realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, e 1, 2 e 3 de março.

Ele citou o exemplo da rua doutor Sidney Guerra próximo ao cruzamento da avenida Tiradentes em que a velocidade média foi de 59 km/h e a velocidade máxima chegou a 89 km/h. “Isto é, o estudo registrou veículos 80%, neste ponto, acima da velocidade permitida para o local. Outro ponto crítico foi na avenida Caldas Júnior e na avenida Sete de Setembro em frente a URI”, afirma o responsável pelo estudo.

28 locais analisados

“Foram analisados 28 pontos da cidade, e em todos eles fizemos estudo de tráfego, contagem para entender o fluxo que passa no local, medimos a velocidade dos veículos, entre outras análises. O objetivo do estudo é implantar dispositivos de controle eletrônicos de velocidade nestas áreas, com foco principal na segurança viária, isto é, a segurança de pedestres, motoristas, ciclistas, todos que utilizam a via”, afirma o engenheiro de transporte.

Ele apresentou os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos e os três tipos de redutores. “Temos o redutor, destinado a fiscalizar a redução pontual de velocidade estabelecida em relação a velocidade da via; o controlador, que fiscaliza o limite máximo de velocidade da via; e, o controlador semafórico, que além de fiscalizar o limite de velocidade, fiscaliza se o motorista parou em cima da faixa de pedestres, avançou o sinal vermelho ou fez conversão proibida”, explica o engenheiro.

Todo o trabalho foi elaborado de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite a utilização deste tipo de tecnologia nos locais analisados.

Na parte da manhã, o estudo também foi apresentado aos integrantes do Conselho Municipal de Trânsito e de Transportes de Passageiros do Município de Erechim (Comtran). E na parte da tarde será exposto aos vereadores no plenário do Poder Legislativo.