Prefeitura Municipal de Erechim - Fundação Abrinq entrega Prêmio Prefeito Amigo da Criança ao município de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1801/fundao-abrinq-entrega-prmio-prefeito-amigo-da-criana-ao-municpio-de-erechim

04/07/2008

Fundação Abrinq entrega Prêmio Prefeito Amigo da Criança ao município de Erechim

Fundação Abrinq entrega Prêmio Prefeito Amigo da Criança ao município de Erechim

Dos 2.263 municpios que se inscreveram no programa de reconhecimento aos municpios que tem projetos de defesa e proteo a crianas e adolescentes, da Fundao Abrinq, 132 recebero o prmio Prefeito Amigo da Criana, em evento realizado no dia 26 de junho, no Congresso Nacional, em Braslia. Entre os reconhecidos pela implementao de polticas integradas e de impacto para crianas e adolescentes e fortalecimento do sistema de garantia de direitos dessa populao esta o Prefeito de Erechim Eloi Zanella, que participou da solenidade acompanhado da Coordenadora da Ao Voluntria Bota Amarela Linir Zanella, e a gestora do programa na Prefeitura de Erechim Vani Scariott.
Para reconhecer o compromisso firmado pelos municpios e o esforo para melhorar as condies de vida de suas crianas e adolescentes, o Programa criou o Selo Prefeito Amigo da Criana, concedido a partir do retorno e avaliao dos Mapas da Criana e do Adolescente, em duas etapas: 2005-2006 e 2007-2008. A anlise dos dados, bem como a elaborao de parecer tcnico para avaliao de desempenho dos municpios, ficaram a cargo de especialistas dessas reas. Os eixos de avaliao foram: Sade, Educao e Proteo Social, para garantia dos direitos de crianas e adolescentes.
De acordo com Zanella a premiao o reconhecimento s aes desenvolvidas pela administrao municipal, sendo que o municpio poder utilizar a logomarca da Fundao Abrinq no site da prefeitura,
www.pmerechim.rs.gov.br, e nas peas publicitrias, banners e impressos ligados a defesa e proteo a crianas e adolescentes, nas reas de Sade, Educao e Proteo Social.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o deputado federal Paulo Lustosa, coordenador da Frente Parlamentar dos Direitos da Criana e do Adolescente; Benedito Rodrigues dos Santos, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Maria Luiza Moura Oliveira, presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (Conanda); Jos do Carmo Garcia, presidente da Associao Brasileira de Municpios; Paulo Lima e Silva, presidente da Frente Nacional de Prefeitos e Carlos Antonio Tilkian, presidente do Conselho de Administrao da Fundao Abrinq.

Etapas de seleo dos municpios reconhecidos

Entre os 2.263 municpios inscritos no Programa, 1.155 (51,03%) devolveram o Mapa I, referente aos perodo 2005-2006 preenchido Fundao Abrinq. Destes, 931 (46,32%) foram reconhecidos com a primeira etapa do Selo Prefeito Amigo da Criana e passaram a integrar a Rede. O Mapa II, referente ao perodo 2007-2008, foi preenchido por 535 (57,46%) municpios da Rede. Destes, 132 foram reconhecidos com o ttulo Prefeito Amigo da Criana.

Salto de qualidade

Para o presidente da ABM, Jos do Carmo Garcia, a Fundao Abrinq cumpre um papel fundamental na vida das cidades, onde esto nossas crianas e adolescentes. "A Fundao, atravs de seu programa Prefeito Amigo da Criana, contribui para um movimento fantstico de transformao da realidade e prepara o pas para um salto de qualidade".
Segundo Maria Luiza Moura Oliveira, do Conanda, "A Fundao Abrinq uma parceira importante para a infncia brasileira e juntamente com os prefeitos e o Conanda tem a gigantesca tarefa de colocar a criana no presente do pas".
"No h uma melhor maneira de comemorar os 18 anos do Estatuto da Criana e do Adolescente e os 20 anos da Constituio Federal de 1988 do que premiando gestores que transformaram o ECA em realidade, via polticas pblicas", assegurou Benedito Rodrigues dos Santos, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. "A lei pegou e um exemplo esse ato", garantiu.
De acordo com o deputado federal Paulo Lustosa, da Frente Parlamentar dos Direitos da Criana e do Adolescente, "o Programa Prefeito Amigo das Crianas o projeto mais revolucionrio de organizaes sociais que eu conheo, porque afeta diretamente os atores que lidam com as nossas crianas".
"A Fundao chama a ateno para a questo da criana e do adolescente, ao mesmo tempo em que leva o conjunto dos gestores a implementar polticas pblicas e junta prefeitos do pas inteiro numa mesma preocupao com o futuro", lembrou Paulo Lima e Silva, prefeito reconhecido de Recife, e presidente da Frente Nacional de Prefeitos.
O presidente do Conselho de Administrao da Fundao Abrinq, Carlos Antonio Tilkian, assegurou que contribuir para a efetivao de polticas pblicas qualificadas o caminho para garantir melhores condies de vida s crianas e aos adolescentes do Brasil e que esse o objetivo do Programa da Fundao Abrinq.