Prefeitura Municipal de Erechim - Central de Britagem: instalação das novas esteiras
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17846/central-de-britagem-instalao-das-novas-esteiras

04/04/2023

Central de Britagem: instalação das novas esteiras

"Vamos manter as peças antigas da Central de Britagem e ampliar, aprimorar a produção com o novo sistema, e tudo isso é necessário para produzir asfalto quente", destaca o secretário Mario Rossi

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim, Mario Rossi, está acompanhando, semanalmente, as obras de ampliação e melhoria da Central de Britagem, e de infraestrutura para instalação da nova usina de asfalto quente, localizada na Linha São João Giaretta, às margens da rodovia BR 153 (Transbrasiliana). Os investimentos passam de R$ 4,5 milhões.

Segundo o secretário, Mario Rossi, neste momento estão sendo montados vários componentes das esteiras transportadoras. “As obras civis do túnel de transporte já estão prontas, no total, estão sendo montadas seis esteiras, que, em resumo, levam o material para o britador VSI que faz a moagem do material de forma diferente, por impacto, o antigo era esmagando, o produto final é melhor. Estes equipamentos produzirão mais dois tipos de cascalho, mais fino, com granulometrias diferentes”, observa o secretário.

Conforme o secretário Mario Rossi, a Central de Britagem tem, hoje, duas peneiras que separam o material em brita, pedrisco e pó. “Com estas novas máquinas vamos conseguir mais duas granulometrias intermediárias, mais homogêneas e menor, necessárias para usinagem do asfalto quente CBUQ”, ressalta ele.

“A montagem destes equipamentos para modernização da Central de Britagem deve levar, ainda, uns 15 dias para terminar. Depois desta fase, iniciaremos a instalação das peças da usina de asfalto quente. O local está pronto, falta a parte civil, os pilares de fundação para fixar a estrutura da usina. Vamos manter as peças antigas da Central de Britagem e ampliar, aprimorar a produção com o novo sistema, e tudo isso é necessário para produzir asfalto quente”, destaca o secretário.

Mais qualidade e durabilidade

A nova usina de asfalto quente vai trazer mais qualidade e durabilidade para malha viária de Erechim, e terá capacidade de produzir até 60 toneladas por hora de massa asfáltica.

“Depois de entrar em funcionamento vamos utilizar somente asfalto quente na manutenção das ruas, aumentando a durabilidade, qualidade, e reduzindo custos”, afirma o secretário.

A ampliação da Central de Britagem e implantação da usina de asfalto quente é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e do programa municipal Investe + Erechim, o maior plano de investimentos da história do município.