Prefeitura Municipal de Erechim - Vacina bivalente está disponível para todos os públicos prioritários em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17774/vacina-bivalente-est-disponvel-para-todos-os-pblicos-prioritrios-em-erechim

21/03/2023

Vacina bivalente está disponível para todos os públicos prioritários em Erechim

O horário de vacinação será das 8h às 11h e das 13h30 às 15h, de segunda a sexta-feira

Vacina bivalente está disponível para todos os públicos prioritários em Erechim

A partir de quarta-feira (22), todos os grupos prioritários já podem ser vacinados com a vacina bivalente contra a Covid-19. Segundo orientação repassada na sexta-feira (17) pelo Ministério da Saúde, Erechim começa a chamar as pessoas para se vacinar com a dose complementar.

O imunizante bivalente da Pfizer começou a ser aplicado no fim de fevereiro, dentro do Movimento Nacional pela Vacinação.

As vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento.

Público prioritário

Podem se vacinar com a quinta dose bivalente os idosos de 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.

A vacina também está disponível para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos dentro dos grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e pessoas com deficiência permanente.

A Secretaria de Saúde de Erechim reforça a necessidade de vacinação para proteger contra as formas graves da Covid-19, que matou quase 700 mil pessoas no Brasil desde o início da pandemia, em 2020.

Dias e horários de vacinação

Para receber a vacina as pessoas devem comparecer à sua UBS de referência com a documentação e carteira de vacinação. O horário de vacinação será das 8h às 11h e das 13h30 às 15h, de segunda a sexta-feira.

Esquema vacinal

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente (reforço) para as pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.