Prefeitura Municipal de Erechim - Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde realizam a 9ª Conferência Municipal de Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17769/conselho-municipal-de-sade-e-secretaria-de-sade-realizam-a-9-conferncia-municipal-de-sade

20/03/2023

Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde realizam a 9ª Conferência Municipal de Saúde

Entre outras atividades foram escolhidos os 16 delegados que apresentarão as propostas na Conferência Estadual em Porto Alegre, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio

Na manhã desta segunda-feira (20) o Conselho Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria de Saúde, realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O evento que foi realizado no auditório da URI contou com mais de 170 participantes que se reuniram para debater sobre a saúde do município. Estiveram presentes o prefeito de Erechim, Paulo Polis; a secretária de Saúde, Éclesan Palhão; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento; o coordenador da 11 Coordenadoria Regional de Saúde, Mário Ceron; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcio Pires; a representante do Conselho Estadual de Saúde, Mariana DanBrós; comunidade, profissionais da saúde e gestores.


Conforme a secretária de Saúde, Éclesan Palhão a conferência ajudará nas diretrizes de trabalho para a saúde. “Sou uma antiga trabalhadora, defensora e acima de tudo acredito no SUS. E acreditando que nesse momento faço o máximo para contribuir com o avanço. Pois assim é possível melhorar números que nos mostram além de dados qualitativos caminhadas ascendentes há 32 anos desse processo de construção”, disse Éclesan Palhão.


O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcio Pires falou sobre a importância da conferência. “A conferência é mais uma oportunidade de debater e planejar políticas públicas de saúde de forma democrática e dinâmica. Esperamos que as propostas e diretrizes aprovadas nessa etapa municipal se concretizem como uma fonte importante para as discussões nas etapas estadual e nacional” destaca o presidente.


O prefeito de Erechim Paulo Polis destacou que a 9ª Conferência Municipal da Saúde, é pensada para participação da comunidade na efetivação do Plano Municipal da Saúde e as políticas públicas da pasta. “Essa conquista, demonstra que as forças devem continuar sendo unidas para melhorarmos os indicadores a participação da comunidade na gestão do SUS. Por isso, diante de um momento tão importante, convido a população, para que, sempre que possível, participe das reuniões do Conselho Municipal da Saúde, relembrando a importância da cidadania na conquista dos direitos em saúde. Lutemos, e continuemos na luta pelo e para o SUS”, ressalta o prefeito.


Logo após a abertura do evento, houve a apresentação do grupo musical dos pacientes CAPS 2 e CAPS AD que frequentam as oficinas de violão, musicoterapia/tambores e Coral. Seguindo a programação, a conferência contou com a palestra do diretor-presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do RS, Milton Francisco Kempfer e da professora Mestre em Prevenção e Assistência em Saúde Mental e Transtornos Aditivos, Keli Barbieri.


Logo após os participantes foram divididos em três eixos de debate. Eixo I - Organização da Atenção Primária à saúde de Erechim; Eixo II - Organização e funcionamento da Média e Alta Complexidade de Erechim; Eixo III - Implementação das Políticas Públicas e a Democracia na Atenção à saúde no município.


Para encerrar a conferência municipal foram escolhidos os 16 delegados que apresentarão as propostas na Conferência Estadual em Porto Alegre, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio.