Prefeitura Municipal de Erechim - 1º Feirão do Emprego 2023 recebe quase 2 mil pessoas e supera as expectativas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17741/1-feiro-do-emprego-2023-recebe-quase-2-mil-pessoas-e-supera-as-expectativas

14/03/2023

1º Feirão do Emprego 2023 recebe quase 2 mil pessoas e supera as expectativas

Foram realizados 1798 atendimentos pelas 30 empresas e instituições, que receberam 1559 currículos e fichas de inscrição; houve mais de 100 inscritos para 20 cursos de qualificação profissional, e 100 atendimentos pela ONU aos migrantes e 50 pelo SINE

O 1º Feirão do Emprego 2023 superou as expectativas. A programação que contou com mais de 30 empresas e instituições, foi realizada, no sábado (11), no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e o projeto Qualificar Erechim + Empregos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, cerca de 2 mil pessoas passaram no local. “As mais de 30 empresas e instituições realizaram 1798 atendimentos, receberam 1559 currículos e fichas de inscrição, houve mais de 100 inscritos para 20 cursos de qualificação profissional, e 100 atendimentos realizados pela ONU aos migrantes e 50 pelo SINE Móvel. O município de Erechim, mais uma vez, fez a sua parte”, afirma.

A secretária adjunta, Berenice Didoné, afirma que as empresas já estão avaliando os currículos e fichas de inscrições recebidas. “Nos chamou a atenção a quantidade de currículos que foram entregues às empresas. Isso mostra que o Feirão cumpriu com os seus objetivos, aproximamos quem está à procura de emprego das empresas que estão precisando contratar. O Feirão tem por objetivo a interação entre as partes”, observa a secretária.

O atendimento realizado pela equipe da ONU aos migrantes e, também, pelo SINE Móvel, foi muito procurado. “Em alguns casos, famílias inteiras buscaram orientações e informações no SINE Móvel sobre a Carteira de Trabalho Digital. Com relação aos migrantes, vamos realizar novas ações, porque temos hoje grande demanda neste sentido, e o nosso objetivo é ajudar eles a permanecer no país e ter condições de trabalhar, em Erechim. Importante lembrar que tivemos a colaboração da Secretaria de Assistência Social nesta questão”, explica.

No Feirão, funcionários do Banrisul orientaram as famílias inscritas no Cadastro Único, que recebem o benefício do Auxílio Brasil ou em que o titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular, sobre o direito ao cartão do Devolve ICMS.

Cursos rápidos

Mais de 40 pessoas participaram dos cursos rápidos do feirão, com as atividades de Educação Financeira, em parceria com a Sicredi UniEstados; Assertividade no Mundo do Trabalho, com a advogada, Gilce Lerner; e Mercado de Trabalho, com Eduardo Flores do Amaral, coordenador do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho.

Capacitação servidores e setor privado

Na sexta-feira (10), comenta a secretaria adjunta, o representante da ONU fez uma capacitação aos servidores públicos da região, e setor privado, sobre inserção laboral, fluxos migratórios e integração socioeconômica dos migrantes, entre outros assuntos.

Mais informações

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo fica na rua Eustachio Santolin, 35 – bairro Bela Vista.

Telefone (54) 3520-7004

E-mail: smdeit.cursos@erechim.rs.gov.br.