Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Assistência Social dá início aos atendimentos do CRAS Itinerante
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17740/secretaria-de-assistncia-social-d-incio-aos-atendimentos-do-cras-itinerante

14/03/2023

Secretaria de Assistência Social dá início aos atendimentos do CRAS Itinerante

As primeiras atividades, nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de março, aconteceram no Distrito de Jaguaretê

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Assistência Social, deu início aos atendimentos no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Itinerante. As primeiras atividades, nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de março, aconteceram no Distrito de Jaguaretê.

Conforme explica a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, o CRAS Itinerante é uma iniciativa que se soma com os trabalhos já desenvolvidos pelos CRAS do município. “O grande objetivo com o CRAS Itinerante é levar à população da nossa cidade os serviços que já são disponibilizados pela Política Pública de Assistência Social, porém chegando até aqueles que por ventura não conseguem ter acesso aos CRAS de sua localidade”, disse a secretária.

Além disso, de acordo com a titular da pasta de Assistência, o CRAS Itinerante é uma iniciativa que tem como meta visitar, periodicamente, os bairros e o interior de Erechim, à disposição das famílias e indivíduos que necessitarem de atendimento e encaminhamento para os programas sociais que envolvem critérios da Política da Assistência Social.

“O CRAS é a porta de entrada para os serviços da proteção básica, prestando atendimento às famílias e indivíduos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, comenta Clarice Moraes.

Ainda, a secretária de Assistência Social reforça o quanto esta iniciativa beneficia a comunidade de Erechim. “Este projeto é de extrema importância para nossa cidade. Estamos chegando até aquelas pessoas que não conseguem se deslocar até os CRAS, ou que possuem algum tipo de dificuldade motora e, principalmente no interior do nosso município. Nosso propósito é levar as informações, serviços, e ações, para todos os cantos da nossa amada Erechim, auxiliando cada vez mais a nossa população com o trabalho desenvolvido pela Assistência'', finaliza Clarice Moraes.


Serviço na porta de casa

Para a agricultora, Ivone Cavaletti de 61 anos, a iniciativa traz muitas facilidades para quem reside longe dos outros CRAS do município. “É como ter o serviço público na porta da nossa casa. Além de ser muito bem atendida por essas meninas, isso foi muito bom para nos ajudar. Eu não teria como buscar esse serviço porque dependo de me deslocar até a cidade e nem sempre eu posso. Agora ficou tudo mais fácil e todo mundo que trabalhou para que isso fosse realidade está de parabéns”, disse a agricultora.

Já para o agricultor, Antônio Luterick de 79 anos, esse importante serviço que vem até os moradores facilita a vida, principalmente de quem mora no interior. “Antes a gente tinha que ir até a cidade e agora o serviço vem até a gente. Estamos muito felizes por receber esse atendimento gentil e ficamos agradecidos”, afirma o agricultor.

 

Investe + Erechim

O projeto integra o programa de Governo Investe + Erechim e o investimento realizado foi de cerca de R$ 700 mil.