Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 500 mulheres participam do Encontro da Mulher Rural
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17730/mais-de-500-mulheres-participam-do-encontro-da-mulher-rural

13/03/2023

Mais de 500 mulheres participam do Encontro da Mulher Rural

A última edição deste evento foi em 2020, então é uma retomada, para valorizar e acolher essas mulheres que trabalham no campo e que ajudam na produtividade e na geração de renda das famílias

O 26º Encontro da Mulher Rural Erechinense - evento que integra os 105 anos de Erechim - promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com a Emater/RS-Ascar e Associação Mulheres Rurais Erechim, realizado neste domingo (12), na Comunidade São Pedro, no Distrito de Jaguaretê, contou com a presença de mais de 500 mulheres.

 

Estiveram presentes o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski; a vereadora Sandra Picoli representando o Poder Legislativo; o gerente regional da Emater, Gilberto Tonello; o chefe da Emater Municipal, Adriano Szynkaruk; a presidente da Associação de Mulheres, Claudete Cordova; a extensionista rural do Escritório Municipal da Emater, Renata Delanora Bombana; o presidente do Conselho da Comunidade São Pedro, Renato Grando; secretários de Governo; vereadores e comunidade.

 

Retomada do evento

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, celebra a retomada de um dos eventos mais tradicionais do município. “A última edição deste evento foi em 2020, então é uma retomada, para valorizar e acolher essas mulheres que trabalham no campo e que ajudam na produtividade e na geração de renda das famílias”, frisa o secretário.

 

Além disso, o titular da pasta de Agricultura destacou que essa retomada do encontro teve como objetivo fortalecer, empoderar e homenagear a mulher rural. “A representatividade da mulher do campo e os desafios enfrentados por elas são temas a serem reforçados e discutidos. É preciso reconhecer a importância que a mulher tem na comunidade em que se encontra inserida, o seu papel essencial na atividade agrícola, no sustento familiar ou na gestão dos recursos naturais”, disse William Racoski.

 

Valorização das mulheres

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis estar presente junto às mulheres rurais nessa grande retomada desse tradicional evento é uma grande honra. “Estamos muito felizes em poder estar aqui com todas vocês nesse dia que marca a retomada do tradicional Encontro da Mulher Rural em Erechim. Além disso, o empoderamento econômico das mulheres rurais como agricultoras, empresárias e líderes comunitárias contribui para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar e alcançar a igualdade de gênero. Para isso, é preciso dar condições para o protagonismo feminino. Assegurar a inclusão dos talentos, habilidades, experiências e energia das mulheres requer ações afirmativas e políticas públicas e esse é o nosso papel”, pontua o prefeito.

 

Início das atividades do CRAS Itinerante

O Encontro também foi marcado pela apresentação do CRAS Itinerante e corte da fiota que marca oficialmente o início das atividades nesta semana, no Distrito de Jaguaretê. A secretária adjunta de Assistência Social, Cristiane Rodrigues destacou que o grande objetivo com o CRAS Itinerante é levar à população da cidade os serviços que já são disponibilizados pela Política Pública de Assistência Social, porém chegando até aqueles que por ventura não conseguem ter acesso aos CRAS.

 

Descontração e palestra da felicidade

O evento também contou com uma palestra com a Cientista da Felicidade, Izabel Ribeiro e baile com animação com JN Raizes da Itália.

Um evento para valorizar e acolher as mulheres que trabalham no campo e que ajudam na produtividade e na geração de renda das famílias!