Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura de Erechim reforça a proibição da ANVISA em relação às pomadas de trançar cabelo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17673/prefeitura-de-erechim-refora-a-proibio-da-anvisa-em-relao-s-pomadas-de-tranar-cabelo

01/03/2023

Prefeitura de Erechim reforça a proibição da ANVISA em relação às pomadas de trançar cabelo

A resolução determina que a Vigilância Sanitária realize interdição cautelar de todos os produtos encontrados nos estabelecimentos comerciais da cidade

Prefeitura de Erechim reforça a proibição da ANVISA em relação às pomadas de trançar cabelo

A Prefeitura de Erechim, através da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, reforça que está proibida a venda e uso de todas as marcas de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

 

No dia 10 de fevereiro de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Resolução 475/2023, que determina que os serviços de Vigilância Sanitária adotem medidas cautelares com relação aos produtos denominados POMADAS PARA TRANÇAR, MODELAR OU FIXAR CABELOS.


A resolução determina que a Vigilância Sanitária realize interdição cautelar de todos os produtos encontrados nos estabelecimentos comerciais da cidade, independentemente de sua origem (nacionais ou importados), lote e/ou marca.


O motivo da ação foi a ocorrência de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto, incluindo cegueira temporária.


A decisão é preventiva. Estão sendo realizados testes e análises, e enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote pode ser comercializado e nem utilizado por consumidores e profissionais de beleza.


A Vigilância Sanitária de Erechim está realizando a verificação dos estabelecimentos comerciais e salões de beleza do município e orienta:
• Não comercialize e nem exponha nas prateleiras estes produtos enquanto a medida estiver em vigor.
• Mantenha o estoque desses produtos separados dos demais, em caixa lacrada no depósito, longe do acesso dos clientes.
• Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
• O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.


Em caso de dúvidas, entre com contato coma Vigilância Sanitária Municipal através do e-mail visa.sanitária@erechim.rs.gov.br ou pelos telefones 3520.7240 e 3520.7242.