Prefeitura Municipal de Erechim - Por que pets não podem entrar nas trilhas no Longines?
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17591/por-que-pets-no-podem-entrar-nas-trilhas-no-longines

07/02/2023

Por que pets não podem entrar nas trilhas no Longines?

O Parque está à disposição da comunidade, porém certas regras de convivência nessa importante unidade de conservação ambiental devem ser respeitadas

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, faz um pedido à população sobre as regras para utilização do Parque Natural Municipal Longines Malinowski. Inaugurado em dezembro de 2022, o Parque está à disposição da comunidade, porém certas regras de convivência nessa importante unidade de conservação ambiental devem ser respeitadas.

 

Em relação aos pets, especialmente os cães, os mesmos só podem frequentar o Parque se estiverem na guia e somente na área de lazer. No local onde estão instaladas as trilhas a presença de pets não é permitida devido ao grande número de animais silvestres no local, como tatus, graxains, gambás, espécies de anfíbios, insetos e outros animais diversos. Esse contato entre os pets e os animais silvestres pode acarretar em problemas de saúde tanto para os animais de estimação como para os bichos que estão no seu habitat.

 

Para exemplificar os males que esse contato pode causar, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Carla Orso explica que no caso do graxaim, estes são territorialistas e a presença de outros animais como os cães podem causar um grande stress a eles. “Esse encontro que não é salutar nem para os pets nem para os animais silvestres, pode prejudicar inclusive a procriação das espécies como o graxaim. E isso numa unidade de conservação ambiental é inadmissível”, disse, explicando que ainda é possível a propagação de doenças entre as espécies.

 

Outro exemplo é com relação ao grande número de tatus que circulam livremente pelo local onde estão instaladas às trilhas. “É um privilégio nos dias de hoje termos um local verde no meio do centro urbano com dezenas de animais silvestres que só precisam ser respeitados, pois os mesmos estão em seu local adequado. Se um cão estiver na trilha e se soltar da guia, ele pode facilmente atacar um tatu podendo levar a morte do animal”, esclarece Carla Orso.

 

Ainda, faz um apelo: “Os pets podem e devem desfrutar do parque, mas os tutores devem ter a responsabilidade de mantê-los na guia, somente na área de lazer. Lembrando que caso o animal faça suas necessidades fisiológicas, as fezes devem ser recolhidas e depositadas nas lixeiras de cor marrom”, disse.

 

Mesmo com todas essas regras em funcionamento, a secretária adjunta destaca que todos os dias, os funcionários do local recolhem fezes de cães da área de lazer, muitas vezes na areia do parque das crianças, o que também prejudica os pequenos que brincam no local.

 

“Pedimos que as pessoas se sintam ‘donas’ do Parque porque realmente o Longines é da comunidade de Erechim. Porém precisamos cuidar. É permitido levar os bichinhos de estimação na área de lazer, mas se os cuidados não forem tomados, como recolher os dejetos, não permitir que eles acessem às trilhas, a entrada de animais de estimação terá que ser proibida para preservar a fauna local”, finaliza a secretária adjunta de Meio Ambiente, fazendo mais um pedido à população, orientando que o lixo deve ser descartado nas lixeiras que estão dispostas no Parque, identificadas em marrom e amarela, para lixo orgânico e seco.

 

 

Normas de utilização do Parque Longines:

- Jogue seu lixo nas lixeiras, a amarela é para o lixo seco e a marrom para o lixo orgânico;

- É proibido o consumo de bebidas alcoólicas dentro do parque;

- Não retire mesas e bancos dos quiosques;

- Na área dos quiosques, pise somente onde há caminhos e calçadas;

- Não toque e não suba nas esculturas de animais;

- Não é permitido animais domésticos na trilha;

- Nas segundas-feiras o parque fica fechado para visitação;

- Preste atenção às placas indicativas;

- Em caso de emergência, em cada módulo de câmeras existe um botão vermelho para acionamento.