Prefeitura Municipal de Erechim - Empreendedores e trabalhadores do turismo rural resgatam a cultura Italiana
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17587/empreendedores-e-trabalhadores-do-turismo-rural-resgatam-a-cultura-italiana

07/02/2023

Empreendedores e trabalhadores do turismo rural resgatam a cultura Italiana

Noite marcou o encerramento do 2º Curso de Gastronomia Italiana e 1º Curso do dialeto Talian.

Uma noite de resgate e aproximação da cultura Italiana – assim pode ser definida a confraternização de encerramento do 2º Curso de Gastronomia Italiana e 1º Curso do dialeto Talian, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, através do convênio com a Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (FAINORS).

 

A atividade que aconteceu na noite desta segunda-feira (6), na Villa Trentin, foi recheada de cultura italiana, com filó, poesia e teatro, encenados pelos oito estudantes do Curso do dialeto Talian. A Elisandra Liris, uma das colaboradoras da Villa Trentin participou deste curso. O Talian é um dialeto, que é a variedade linguística usada por imigrantes italianos. “Eu já convivia com meus avós que falavam o Talian, mas nunca tinha aprendido. Com o convite da Marli, me senti motivada, por isso aceitei e hoje me sinto honrada em falar o Talian e com certeza, vou poder por em prática no dia-dia do meu trabalho”, comentou.

Além disso, os sete estudantes do Curso de Gastronomia apresentaram o cardápio da noite: de entradas bruschettas com caponata e creme de queijos; primeiro prato uma salada panzanela, receita típica da região da Toscana; prato principal pasta al sugo di carne al vino, que é um espaguete caseiro com molho de carne ao vinho; e de sobremesa tiramisu que é o doce mais famoso da gastronomia italiana, canoli com sugolo de vinho doce e uva.

 

A Midian do Nascimento é carioca, está há dez meses morando em Erechim, e se surpreendeu com os aprendizados. “Estou amando Erechim e esse é o primeiro curso que eu fiz, eu trabalho em um restaurante e gostei muito, tô pronta pra fazer um super jantar italiano”, explicou.

As aulas foram ministradas pela professora Gleci Lerin e pela chefe de cozinha Sheila Mara Capeletti. “É um sentimento de realização, de objetivo cumprido, porque conseguimos passar pra essas pessoas que estão no turismo, um pouco do que a Itália é e foi”, comentou a chefe Sheila.

 

Estudantes certificados

 

Após o jantar, uma solenidade marcou a entrega de certificados aos estudantes. Acompanharam o ato a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Berenice Didone; o presidente da FAINORS, Marcos Aurélio Dalla Rosa; a agente consular da Itália, Gertrudes Reolon Castilhos, além de familiares dos estudantes.

Conforme explica a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Berenice Didone, parabenizou os estudantes e reforçou que o convênio com a FAINORS envolve cursos, palestras e intercâmbio, visando reforçar a área do turismo. “Essas iniciativas voltadas ao Turismo Rural vêm para resgatar a língua, os sabores e a cultura italiana, visando qualificar ainda mais os empreendedores e as pessoas que trabalham com essa área em Erechim”, destacou a secretária adjunta.