Prefeitura Municipal de Erechim - V Simpósio de Bovinocultura de Leite da Amevau
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1757/v-simpsio-de-bovinocultura-de-leite-da-amevau

25/06/2008

V Simpósio de Bovinocultura de Leite da Amevau

V Simpósio de Bovinocultura de Leite da Amevau

V Simpósio de Bovinocultura de Leite da Amevau
    O prefeito Eloi Zanella participou da abertura do V Simpósio de Bovinocultura de Leite realizado nesta quarta-feira (25), no Pólo de Cultura.  A promoção foi da Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai – Amevau – com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Emater/RS e mais de de 800 participantes. O prefeito aproveitou pra rebater as críticas a respeito da criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em detrimento da antiga Secretaria de Agricultura. “Pelo contrário. Para nós a agricultura, o setor primário, é setor produtivo, ele faz parte da cadeia produtiva do desenvolvimento econômico do município, assim como a indústria, comércio e a prestação de serviço, portanto, não pode ter um tratamento diferenciado”, disse.
    Na avaliação dele, a agricultura recebeu mais incentivo depois que passou ser vista como um dos pilares da economia, ficando no mesmo nível da indústria. Com experiência de várias gestões na prefeitura, Zanella explicou que o agricultor precisa caminhar rapidamente para a profissionalização, incluindo os familiares no processo de distribuição da renda. “É preciso remunerar os familiares para que não migrem para a cidade em busca de salário”, acrescentou.
    A importância dos setor primário para o município não pode ser ignorado, continua. E a melhoria da produtividade e da qualidade de vida dos moradores do meio rural está intimamente ligada no aumento da produção e na gestão vai fazer o quadro evoluir para um novo momento no setor primário. De acordo com o prefeito, o conforto está chegando na propriedade, mas, o número de integrantes da família envolvido na atividade está diminuindo. O problema pode estar na raiz cultural de dirigir os negócios na propriedade familiar concentrando o poder apenas nas mãos do chefe da família. Sem uma abertura no rumo da composição de uma sociedade fortalecida pelo respeito e transparência, apostando no debate interno do grupo, a situação não vai mudar e os filhos continuarão migrando para a cidade em busca de salário.

Leite
    Eloi Zanella coloca a produção de leite como um exemplo de atividade permanente na propriedade rural familiar que precisa render dividendos mensais para os envolvidos, já que é uma atividade econômica com movimentação financeira mensal. “Uma propriedade rural é hoje uma microempresa, portanto de gerar meios para os seus integrantes”.
    Quanto ao fomento o prefeito explicou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem oferecido aquilo que está à altura do município. O município está trabalhando para modernizar a propriedade. A exigência é que ela tenha um projeto mínimo para executar. O objetivo é amparar o agricultor para se sentir à vontade para criar novas frentes de trabalho, gerando mais renda para todos. Na opinião o setor vai avançar com a chegada de empresas fortes. Ele entende que foi perdido muito tempo com a Corlac, que acabou sendo passada para a Bom Gosto. A região está sendo cercada por Passo Fundo, Carazinho porque o momento é muito bom para o leite. “Mas, não estamos parados, com certeza, hoje, pela necessidade de alimentos, a pequena e média propriedade, se fazer a leitura correta, estará incluída no processo de desenvolvimento que está sendo anunciado.