Prefeitura Municipal de Erechim - Comida boa, belezas e hospitalidade na Linha Turismo Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17538/comida-boa-belezas-e-hospitalidade-na-linha-turismo-erechim

20/01/2023

Comida boa, belezas e hospitalidade na Linha Turismo Erechim

Nesta semana começaram os passeios do Roteiro dos Parreirais e Vale Dourado.

Resumir a experiência de um passeio da Linha Turismo Erechim pode ser desta forma: comida boa, belezas e hospitalidade nas propriedades. Nesta quinta-feira (19), aconteceu o primeiro passeio do Roteiro dos Parreirais e Vale Dourado, iniciativa iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, com apoio da EMATER-RS/Ascar.

 

A advogada Dara de Oliveira e a filha Laura Monique de 6 anos aproveitaram cada momento do passeio. “Nós somos do Ceará. Eu já morei aqui, mas agora estou visitando Erechim com minha filha. Eu estou amando esse passeio e minha filha também. É uma cultura totalmente diferente da nossa. Muito legal os parreirais, a queijaria e aqui a Villa Trentin”, comentou.

 

Os passeios são acompanhados por um condutor, em dialeto Italiano. Os valores dos participantes são pagos em um a propriedade e divididos entre os locas visitados. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, destaca que a Linha Turismo é um incentivo aos potenciais de Erechim. “A gente sabe que nossa cidade tem muitos lugares bonitos, que nossa gente é hospitaleira, então nada mais justo que incentivar isso”, pontua o secretário.

 

A empresária Gilmara Pedrozo e a amiga Ana Cristina de Lima se surpreenderam com as propriedades visitadas. “Eu moro em Erechim há cinco anos e é a primeira vez que estou participando dessa linha turística. Estou achando maravilhoso, acompanhada de pessoas queridas e fantásticas e as pessoas estão nos acolhendo com muito amor, com muito carinho nas propriedades, então está sendo muito legal”, comentou.

 

Além do condutor, o passeio conta com música ao vivo, parceria com o CTG Galpão Campeiro e apresentações artísticas, como do Grupo Avanti e do Grupo Jupem.

 

A professora Juliana Wrublewski foi a vencedora do Concurso de Fotos do Natal Erechim 2022, e aproveitou o passeio com a filha Laura de 4 anos. “O passeio é uma oportunidade muito legal para nós erechinenses e pra todas pessoas que vem pra cidade. Eu e a Laura amamos o passeio que foi muito aconchegante. Nós conhecemos alguns pontos que são tão pertos da gente e não conhecíamos”, explicou.

 

Propriedades em destaque

 

O objetivo dos passeios é dar destaque as belas propriedades e a produção erechinense. Neste roteiro, são parceiros da iniciativa: Queijaria Mariga, Vinhedo Bianchi, La Cantina Slongo, Villa Trentin e Sabores Ficks. São sempre três locais visitados, conforme cronograma definido pelo Departamento de Turismo.

 

“Pra nós está sendo muito importante participar desse projeto até porque muitos dos cidadãos erechinenses não conhecem o que a gente tem, o que a gente oferece nessa questão de agroindústrias. É uma forma do nosso turismo ganhar força e nós mostrar o que temos de melhor”, comentou o empresário Fabio Mariga, da Queijaria Mariga.

 

O Vinhedo Bianchi surgiu desde a chegada da família em 1944, com a produção da uva como principal atividade desde então. “Pra nossa família é uma grande alegria poder receber as pessoas aqui pra mostrar nosso trabalho, esse lugar bonito, que todos podem vir, visitar e levar um produto de qualidade pra casa”, comentou a Andreia Bianchi.

 

A Villa Trentin já é um ponto tradicional de Erechim e integra a Linha Turismo. “É uma iniciativa muito importante pra valorizar e unir. Nós acreditamos muito no turismo, somos pioneiros nessa área por ter acreditado e o resultado tá aqui, pra ser visto e para os visitantes aproveitarem. Nós estamos numa região que não tem essa tradição, é mais difícil, mas dá certo sim”, destaca a empresária Marli Trentin.

 

Quer fazer um passeio?

 

Os passeios são divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Erechim (@pmerechim) e no Instagram @turismoerechim. Os interessados podem tirar dúvidas e fazer reservas no telefone ou WhatsApp (54) 3520-7044.